seanikaido escreveu:
Claro!!
E a aerodinamica só vai começar a agir, e realmente ajudar, em altas velocidades...
Arrisco dizer q ela só atua e é significante em final de reta...
Algum especialista em mecânica dos fluídos aí? Heheh

Bom chapa,
Do ponto de vista da MecFlu, todo mundo sabe que a região de mais pressão num carro é a parte da frente, nos 1:1, a região da placa.
Até onde eu entendo (não sou engenheiro mecânico, sou civil!) quase sempre o escoamento num automodelo vai ser laminar, mesmo porque como já foi dito, o lance é mais na reta. Nas curvas vira um escoamento bi-dimensional, que nem a minha hp quer pensar como funciona!
Bom, entre a pontinha do capô e o teto do carro, dependendo da velocidade (e como consequência do Número de Reynolds) e do modelo do carro/bolha pode se forma uma região de grande vácuo. Acho que no caso dos automodelos, é possivel sim fazer com que uma corrente de ar seja lançada para dentro do carro pois além de ser menor, é muito mais aerodinâmico do que um 1:1, o que geraria uma região de grande turbilhonamento... é a mesma coisa nos 1:1, os caras que modificam o capô para colocar uma entrada de ar, dificilmente vai passar ar por alí, pois a maioria dos carros não é projetado para isso. Só que no automodelo, sem o pára-brisas, ou com um buraco nele, a brisa vai sim entrar no carro.
Eu não vejo grande problema quanto à estabilidade do automodelo, mas o que eu penso é na resistência da bolha (aí é mais a minha área). A estrutura da bolha muda um pouco sim, mas como o material é bem rígido (lexan) o bicho vai suportar quase tudo! Aliás, descobri que o lexan é fabricado pela GE (general electrics).
Em suma, acho bem válido furar a bolha na frente e atrás. Furar só atrás adianta??? No meu modo de ver, o que você vai conseguir é um belo buraco na bolha (talvez, TALVEZ) com a possibilidade de entrar um (MUITO) pouco ar por baixo e sair pelo buraco no vidro de trás! Os cortes do lado ajudam na refrigeração sim. É a mesma coisa se você está numa estrada à 120 Km/h e abre o vidro. Aquele baita turbilhão no banco de trás te ajudaria sim!
Se eu estiver errado, alguém me corrija, mas no mais acho que é isso!
Abraços!
Quem quiser 'ver' o lexan:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/4/42/Lexan.png