RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qua Ago 15, 2007 4:55 pm 
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masiato escreveu:
É... um dos pontos fortes do elétrico realmente é ter a bolha toda fechadinha, bonitinha, coisa e tal.
Mas usando brushless, geralmente temos que abrir os vidros, pois o sistema (motor e ESC) esquenta muuuito mesmo.

Também acho legal a bolha sem furos, mas realmente com motores fortes num clima quente como o nosso é melhor fazer furos de ventilação do que fritar o motor ou o ESC...


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MensagemEnviado: Sáb Ago 25, 2007 11:33 am 
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seanikaido escreveu:
Claro!!

E a aerodinamica só vai começar a agir, e realmente ajudar, em altas velocidades...

Arrisco dizer q ela só atua e é significante em final de reta...

Algum especialista em mecânica dos fluídos aí? Heheh :P


Bom chapa,

Do ponto de vista da MecFlu, todo mundo sabe que a região de mais pressão num carro é a parte da frente, nos 1:1, a região da placa.

Até onde eu entendo (não sou engenheiro mecânico, sou civil!) quase sempre o escoamento num automodelo vai ser laminar, mesmo porque como já foi dito, o lance é mais na reta. Nas curvas vira um escoamento bi-dimensional, que nem a minha hp quer pensar como funciona!

Bom, entre a pontinha do capô e o teto do carro, dependendo da velocidade (e como consequência do Número de Reynolds) e do modelo do carro/bolha pode se forma uma região de grande vácuo. Acho que no caso dos automodelos, é possivel sim fazer com que uma corrente de ar seja lançada para dentro do carro pois além de ser menor, é muito mais aerodinâmico do que um 1:1, o que geraria uma região de grande turbilhonamento... é a mesma coisa nos 1:1, os caras que modificam o capô para colocar uma entrada de ar, dificilmente vai passar ar por alí, pois a maioria dos carros não é projetado para isso. Só que no automodelo, sem o pára-brisas, ou com um buraco nele, a brisa vai sim entrar no carro.

Eu não vejo grande problema quanto à estabilidade do automodelo, mas o que eu penso é na resistência da bolha (aí é mais a minha área). A estrutura da bolha muda um pouco sim, mas como o material é bem rígido (lexan) o bicho vai suportar quase tudo! Aliás, descobri que o lexan é fabricado pela GE (general electrics).

Em suma, acho bem válido furar a bolha na frente e atrás. Furar só atrás adianta??? No meu modo de ver, o que você vai conseguir é um belo buraco na bolha (talvez, TALVEZ) com a possibilidade de entrar um (MUITO) pouco ar por baixo e sair pelo buraco no vidro de trás! Os cortes do lado ajudam na refrigeração sim. É a mesma coisa se você está numa estrada à 120 Km/h e abre o vidro. Aquele baita turbilhão no banco de trás te ajudaria sim!

Se eu estiver errado, alguém me corrija, mas no mais acho que é isso!

Abraços!

Quem quiser 'ver' o lexan:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/4/42/Lexan.png


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


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MensagemEnviado: Sáb Ago 25, 2007 7:53 pm 
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MensagemEnviado: Sáb Set 15, 2007 10:02 am 
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De fato, é recomendável fazer um furo atrás, assim o ar quente pode sair.
O furo na frente é para a entrada de ar frio. É legal deixar a parte mais atrás do vidro (mais ou menos no "porta malas" da bolha fechado, pois isso cria um bolsão de ar que impede or ar que está vindo sair por baixo e comprometer o downforce traseiro.


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