Galera, como sabem, eu ando aqui em SP, participo do Paulista de EP, Stock/Modified (que não vai ter esse ano eu acho, só Brasileiro)....
Para este ano, foi determinado que para a Stock usariamos motores 10.5t, de acordo com uma lista de motores homologados (pela EFRA), acabei comprando o SpeedPassion Competition 3.0 com o Flavio Salinet, representante da marca aqui no Brasil, só que ele não rende tão bem, apesar de sempre trabalhar Frio, e ter um otimo freio, ele perde um pouco em retomada e em final, em relação ao LRP X12. Isso comparando ambos os motores sendo usados em ESC IGUAIS, o X12 com um ESC SXX TC Spec, e um SP v3.0 também em um SXX TC Spec, o SP sempre trabalhava frio, mesmo abusando de relação, porém, a cada vez que alongavamos pra ter mais reta, perdiamos em retomada (que já era ruim)...
Para terem uma ideia, eu usei relação de 5.1 até 6.5 com o SXX, e em nenhuma delas, o motor passou de 75graus, alias, NUNCA ele mudou, sempre após os 6 minutos ele estava a essa temperatura hahaha, incrivel, mexi timming do motor, perfil do ESC, testei do 4 ao 10 do SXX, e nada, não sentia diferença nenhuma, nem visualmente, nem na pista, nem no tempo... nem na temperatura... só que quanto mais mexia, mais dava desespero, pois o motor ia ficando "pior", pois quando alongava pra ver se tomava menos na reta, acabava tomando muito no miolo...
Enfim, deu trabalho a primeira etapa do Paulista viu!? Para a segunda etapa, depois de conversar um pouco com quem entende desse Tal ESC do Titulo, resolvi tentar ele, numa medida emergencial... em ultimo caso, se isso não funionasse, ia vender tudo e comprar um combo LRP que certamente resolveria, porém, é legal ver na pista várias marcas correndo, certo? Assim as pessoas de outros estados podem ter referencia, pois sabemos que o EP paulista é referencia nacional =]
Então, o ESC me chega na sexta feira, na vespera da corrida, mas como eu não tinha nada a perder, pois já sabia que os LRP estava com os problemas resolvidos, de um jeito ou de outro, ia tomar pau hahahaha, instalei o ESC, o RS Pro tem o mesmo tamanho do SXX sem o cooler praticamente, o RS é como se fosse lowprofile, é mais baixinho, o meu é o Pro, uma coisa negativa é o capacitor original, que é um "toquinho" que o manual manda soldar numa posição bem ruim, na verdade, eu que adoro organizar as coisas mesmo, odiei a posição recomendada hahaha... tirando isso, o ESC pareceu bom, liguei ele no meu note, abri o software dele (hotwire) e deixei um pouco agressivo os acertos de Timming, é bem legal viu!
Resultado no sabado, no treino eu provavelmente estava virando 14s... No treino cronometrado, virei 13.5s, estava bem lento, isso usando um perfil recomendado pelo Thobias de Brasilia com uma relação relativamente longa para um ESC com avanço de timming dinamico (6:1), nessa hora eu estava com a versão 200 do Firmware do ESC, atualizei ele para o 203 (que é Beta ainda), coloquei um perfil um pouco mais agressivo e joguei a relação pra cima (6.7:1), melhorou o carro, meu tempo foi para 13.096s... ele tinha melhorado, mas ainda era bem fraco de retomada, e a velocidade final demorava muito pra chegar, e quando o motor começava a crescer de verdade, a retinha já tinha acabado...
Para a primeira final, mexi mais no ESC, cada vez mais agressivo, e a relação mais pra cima, meu tempo foi baixando, 12.9 na primeira final, 12.8 na segunda, mas na segunda, eu tive um azar da bateria se soltar (culpa do diretor de prova, apressando tudo, eu acabei me esquecendo de trocar a fita...) Mas eu não sei se foi a bateria ou outro motivo, mas meu carro perdeu rendimento durante essa final, então eu baixei o perfil do ESC novamente, e testei umas coisas diferentes para a terceira final, meu tempo piorou nessa, foi para 13.0 ou 13.1...
Para a ultima final, como não tinha mais nada a perder, pois testar coisa em dia de corrida é FODA viu... deixei BEM agressivo, e coloquei relação 8.5:1, o carro melhorou MUITO, ganhou retomada, e a velocidade na reta vinha bem mais rápido consequentemente...rs um carro muito mais ágil, o melhor carro que tive no dia todo... o tempo? veio 12.7s!
Para quem tiver interesse, eu estava usando +50 no Boost e +5 no Turbo, sem delay do turbo... e o Boost começando em 8mil e terminando em 25mil RPM
Para a proxima etapa, vou usar o máximo de Boost, pouco ou nada de turbo, e o Boost começando em 8mil e teminando em 32500RPM
O ESC é bom viu! Vamos ver se o motor SP vai virar com ele... a proxima etapa vou pra brigar, não pra testar! Por causa do teste do ESC, não mexi em 1 parafuso do meu carro o dia inteiro... nem tive tempo de comer direito, ou de tirar fotos hahaha
Domingo agora, o ESC RS Pro + SP 10.5R vai estar andando em Jundiai!
Abraço!