RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jun 07, 2025 3:09 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 59 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: ESC Tekin RS Pro
MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 10:02 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Galera, como sabem, eu ando aqui em SP, participo do Paulista de EP, Stock/Modified (que não vai ter esse ano eu acho, só Brasileiro)....

Para este ano, foi determinado que para a Stock usariamos motores 10.5t, de acordo com uma lista de motores homologados (pela EFRA), acabei comprando o SpeedPassion Competition 3.0 com o Flavio Salinet, representante da marca aqui no Brasil, só que ele não rende tão bem, apesar de sempre trabalhar Frio, e ter um otimo freio, ele perde um pouco em retomada e em final, em relação ao LRP X12. Isso comparando ambos os motores sendo usados em ESC IGUAIS, o X12 com um ESC SXX TC Spec, e um SP v3.0 também em um SXX TC Spec, o SP sempre trabalhava frio, mesmo abusando de relação, porém, a cada vez que alongavamos pra ter mais reta, perdiamos em retomada (que já era ruim)...
Para terem uma ideia, eu usei relação de 5.1 até 6.5 com o SXX, e em nenhuma delas, o motor passou de 75graus, alias, NUNCA ele mudou, sempre após os 6 minutos ele estava a essa temperatura hahaha, incrivel, mexi timming do motor, perfil do ESC, testei do 4 ao 10 do SXX, e nada, não sentia diferença nenhuma, nem visualmente, nem na pista, nem no tempo... nem na temperatura... só que quanto mais mexia, mais dava desespero, pois o motor ia ficando "pior", pois quando alongava pra ver se tomava menos na reta, acabava tomando muito no miolo...
Enfim, deu trabalho a primeira etapa do Paulista viu!? Para a segunda etapa, depois de conversar um pouco com quem entende desse Tal ESC do Titulo, resolvi tentar ele, numa medida emergencial... em ultimo caso, se isso não funionasse, ia vender tudo e comprar um combo LRP que certamente resolveria, porém, é legal ver na pista várias marcas correndo, certo? Assim as pessoas de outros estados podem ter referencia, pois sabemos que o EP paulista é referencia nacional =]
Então, o ESC me chega na sexta feira, na vespera da corrida, mas como eu não tinha nada a perder, pois já sabia que os LRP estava com os problemas resolvidos, de um jeito ou de outro, ia tomar pau hahahaha, instalei o ESC, o RS Pro tem o mesmo tamanho do SXX sem o cooler praticamente, o RS é como se fosse lowprofile, é mais baixinho, o meu é o Pro, uma coisa negativa é o capacitor original, que é um "toquinho" que o manual manda soldar numa posição bem ruim, na verdade, eu que adoro organizar as coisas mesmo, odiei a posição recomendada hahaha... tirando isso, o ESC pareceu bom, liguei ele no meu note, abri o software dele (hotwire) e deixei um pouco agressivo os acertos de Timming, é bem legal viu!
Resultado no sabado, no treino eu provavelmente estava virando 14s... No treino cronometrado, virei 13.5s, estava bem lento, isso usando um perfil recomendado pelo Thobias de Brasilia com uma relação relativamente longa para um ESC com avanço de timming dinamico (6:1), nessa hora eu estava com a versão 200 do Firmware do ESC, atualizei ele para o 203 (que é Beta ainda), coloquei um perfil um pouco mais agressivo e joguei a relação pra cima (6.7:1), melhorou o carro, meu tempo foi para 13.096s... ele tinha melhorado, mas ainda era bem fraco de retomada, e a velocidade final demorava muito pra chegar, e quando o motor começava a crescer de verdade, a retinha já tinha acabado...
Para a primeira final, mexi mais no ESC, cada vez mais agressivo, e a relação mais pra cima, meu tempo foi baixando, 12.9 na primeira final, 12.8 na segunda, mas na segunda, eu tive um azar da bateria se soltar (culpa do diretor de prova, apressando tudo, eu acabei me esquecendo de trocar a fita...) Mas eu não sei se foi a bateria ou outro motivo, mas meu carro perdeu rendimento durante essa final, então eu baixei o perfil do ESC novamente, e testei umas coisas diferentes para a terceira final, meu tempo piorou nessa, foi para 13.0 ou 13.1...
Para a ultima final, como não tinha mais nada a perder, pois testar coisa em dia de corrida é FODA viu... deixei BEM agressivo, e coloquei relação 8.5:1, o carro melhorou MUITO, ganhou retomada, e a velocidade na reta vinha bem mais rápido consequentemente...rs um carro muito mais ágil, o melhor carro que tive no dia todo... o tempo? veio 12.7s!
Para quem tiver interesse, eu estava usando +50 no Boost e +5 no Turbo, sem delay do turbo... e o Boost começando em 8mil e terminando em 25mil RPM

Para a proxima etapa, vou usar o máximo de Boost, pouco ou nada de turbo, e o Boost começando em 8mil e teminando em 32500RPM

O ESC é bom viu! Vamos ver se o motor SP vai virar com ele... a proxima etapa vou pra brigar, não pra testar! Por causa do teste do ESC, não mexi em 1 parafuso do meu carro o dia inteiro... nem tive tempo de comer direito, ou de tirar fotos hahaha

Domingo agora, o ESC RS Pro + SP 10.5R vai estar andando em Jundiai!

Abraço! :drinks:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 10:11 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
Muito bom o review Ale, mas melhor ainda é ter mais marcas andando no campeonato, assim podemos ter parâmetros de outros equipamentos e não ficar somente no "mais do mesmo".

Seria interessante de repente colocar um tópico no estilo FAQ para este esc ou mesmo tornar este o FAQ, quem quiser conhecer ou tiver pode postar suas impressões aqui.

Personal album

MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 10:14 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Ale, voce conhece esse esc que o Hara usa?
http://www.hotbodiesonline.com/products/en/66996.html

MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 10:24 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Pô Kimura, não dá trabalho aqui p/ a gente não...rsrs

Esse ESC da Tekin sempre ouvi falar bem, vamos ver se você acha uma config boa p/ ficar competitivo aí na AARC.

Abraço
Rafa

MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 10:33 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

sabongi escreveu:
Ale, voce conhece esse esc que o Hara usa?
http://www.hotbodiesonline.com/products/en/66996.html

Esse é ESC da KO, que é vendido pela marca do Hara. Sabe aquele VSF-1? Então, é o mesmo ESC. Mas isso ai é da Epoca dos escovados, hoje em dia, o Hara anda de Brushless claro, até pouco tempo atras ele andava de ESC Nosram e Motor/Bateria Orion, agora é tudo LRP. O principal patrocinador dele, depois da HPI/HB é a Futaba.
No mundial de 2008 ele foi TQ com ESC Nosram ISTC (ESC igual ao SXX TC Spec) e um Motor Orion Vortex Race 4.0 se não me engano... No LRP Masters desse ano ele já estava com tudo LRP. (SXX/X12)

Rafa! Vou andar de 10.5 Fraco hahaha

MensagemEnviado: Qua Abr 21, 2010 8:56 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

show de bola kimura!!!

eu so acho que voce esta usando o boost muito alto, testa começando com 3500 por ai(tenta imaginar como se fosse a segunda marcha, voce não precisa esticar muito o motor na primeira pra trocar a marcha), o turbo delay 0.2 e o timming boost com 40.

o time do motor deixa em zero e testa.... ou ate mesmo depois voce pode atrasar o time do motor mecanicamente e o restante voce pode fazer pelo software pra poder "compensar" a perda.

Abçs!!

MensagemEnviado: Qua Abr 21, 2010 10:58 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Jonnydb escreveu:
show de bola kimura!!!

eu so acho que voce esta usando o boost muito alto, testa começando com 3500 por ai(tenta imaginar como se fosse a segunda marcha, voce não precisa esticar muito o motor na primeira pra trocar a marcha), o turbo delay 0.2 e o timming boost com 40.

o time do motor deixa em zero e testa.... ou ate mesmo depois voce pode atrasar o time do motor mecanicamente e o restante voce pode fazer pelo software pra poder "compensar" a perda.

Abçs!!

Andei de 25 até 45 de boost, aumentando aos poucos e diminuindo o Turbo, e o Delay, com ou sem, depende do traçado também. Sobre ele começar mais cedo, não sei viu, esse motor já demora demais pra retomar eu acho, sei lá... tenho que testar! Não tive muita oportunidade pra isso ainda.

MensagemEnviado: Qui Abr 22, 2010 7:38 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

alekimura escreveu:
Andei de 25 até 45 de boost, aumentando aos poucos e diminuindo o Turbo, e o Delay, com ou sem, depende do traçado também. Sobre ele começar mais cedo, não sei viu, esse motor já demora demais pra retomar eu acho, sei lá... tenho que testar! Não tive muita oportunidade pra isso ainda.

testa ai japoneis e depois relata ai... se voce acha que demora um pouco na retomada atrasa um pouco mecanicamente... e depois tenta compensar no software

MensagemEnviado: Qui Abr 22, 2010 7:42 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

lembrei de outra coisa e o rotor? ja pensou em trocar?

MensagemEnviado: Qui Abr 22, 2010 12:58 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Jonnydb escreveu:

Não pode, regulamento!

E sobre atrasar no motor, foi a primeira coisa que fiz, e está assim, no minimo possivel =]

MensagemEnviado: Qui Abr 22, 2010 7:26 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Muito show Alekimura! Eu namoro o RS Pro a mais de 1 ano, não compro porque acho absurdamente caro, e para mim que roda apenas offroad e hobby não compensa, é mais para que compete como você.

MensagemEnviado: Qui Abr 22, 2010 7:27 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

alekimura escreveu:
Jonnydb escreveu:

Não pode, regulamento!

E sobre atrasar no motor, foi a primeira coisa que fiz, e está assim, no minimo possivel =]

serio? não sabia hehe

MensagemEnviado: Sex Abr 23, 2010 12:11 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olhei setup do Berry Baker, que anda de HB com ESC Tekin, ele também usa 50 de Boost e 10 de Turbo, com 0.1 de Delay, e ainda usa timming no Motor (+22)
http://www.teamtekin.com/hotwire/ESCset ... 3-5-tc.pdf
Mas tem outros caras que usam assim também, Jeff Cuffs de Corally (50/10):
http://www.teamtekin.com/hotwire/ESCset ... 3-5-TC.pdf
E Randy Pike de Xray (45/10):
http://www.teamtekin.com/hotwire/ESCset ... -Track.pdf
Esse ultimo usa um setup estranho, 0.5 de Delay hehehe

Cliquei em "User Profiles" no Vegas hahaha, não tinha feito isso ainda =] Bem legal

Então, pelo visto eu estou no caminho certo e nem sabia :D

MensagemEnviado: Sex Abr 23, 2010 9:20 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Acho que eu estava usando proximo disso no dia da 2ª etapa: 45 boost / 10 turbo / 0.2 delay e timming +12. só q minha relação era muito alta pelo q percebi nos seus testes posteriores. Estava usando 7.5, talvez 8 ou mais serial o ideal.

alekimura escreveu:
Olhei setup do Berry Baker, que anda de HB com ESC Tekin, ele também usa 50 de Boost e 10 de Turbo, com 0.1 de Delay, e ainda usa timming no Motor (+22)

Cliquei em "User Profiles" no Vegas hahaha, não tinha feito isso ainda =] Bem legal

MensagemEnviado: Sex Abr 23, 2010 10:31 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

gerbelli escreveu:
Acho que eu estava usando proximo disso no dia da 2ª etapa: 45 boost / 10 turbo / 0.2 delay e timming +12. só q minha relação era muito alta pelo q percebi nos seus testes posteriores. Estava usando 7.5, talvez 8 ou mais serial o ideal.

alekimura escreveu:

Eu já acho que seu carro tá andando bem, só falta vc melhorar um pouco a tocada mesmo... seu carro retoma muitoooo bem, só falta vc frear...rs

Pra começar a aprender, vc pode frear ANTES, Não importa se estiver lento no inicio, contornar a curva direito em baixa velocidade é melhor que perder o ponto da freada e passar reto nas curvas como vc tem feito hehe

Criar novo tópico Responder  [ 59 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas