RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 11:48 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Abr 13, 2010 12:33 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Bom pessoal, comecei a importar alguns destes ESCs para revender, antes gostaria de informar que fiquei com um deles 1 mês rodando e testando para somente então importar para revender. A principal dúvida era se funcionava, já que era a metade do preço de um XERun 120A também chinês, depois vieram outras dúvidas, então fiz um review. Segue abaixo:

Primeiras impressões:
A caixa é "meia boca", mas protege, o cartão de programação é bem menor e mais prático que os carões dos EZRuns/XERuns/Speedy Passion/Venom. Os fios da bateria e motor são de bitola 12AWG, excelentes. O ESC é montado no padrão sanduiche igual os Novak que deixa o ESC mais resistente a água, não chega a ficar a prova de mergulhos, mas fica resistente a respingos. Infelizmente o padrão de montagem é muito ruim, é passada uma cola de vedação entre a tampa e a placa no qual fica cheio de "fios" de cola saindo e o parafuso da tampa mal apertada, mas nada que comprometa a qualidade de funcionamento.

Instalação:
Instalar fios 12AWG é sempre complicado, mas é necessário esta bitola para passar os 120A. Após a soldagem dos fios do motor e plug da bateria é só prender o ESC e botão com dupla-face, o capacitor já vem soldado.

Configurando:
Este ESC é um prato cheio para aqueles que gostam de ficar configurando ESC, são 10 tipos de programações diferentes com diversos níveis sendo possível a programação via cartão, botão ou adaptador USB, também é possível atualizar o firmware. Não existe a possibilidade de desativar a proteção térmica, o que eu acho muito bom. Onde eu acho que pecou foi no ajuste de timming, em vez de informar o grau tem a opção baixo, normal, alto e muito alto...?

Funcionamento:
Testei com motor sensored 11.5T, 8.5T e 4.5T, saída redonda e mansa sem sustos, graças ao sensored não existem cogging. Mesmo usando o 4.5T "no talo" o dissipador ficou no máximo morno. No modo sensorless testei um motor EZRun 9T, este ESC tem um comportamento interessante, ao apertar o gatinho rapidamente o ESC libera os pulsos com potencia progressiva, assim os primeiros pulsos que tem que encontrar o pólo do eixo para girar são fracos deixando os cogging baixo, da para perceber que ele leva uma fração de segundo para sair com tudo, tipo da uma amarrada e sai, é um recurso para impedir ao máximo os cogging, eu gostei.
Infelizmente não pude comparar com outros ESC de timming dinâmico, seria interessante já que este recurso é via software e pode estar presente sem a gente saber, ou talvez uma atualização futura para que este recurso esteja disponível.

Conclusão:
Mesmo sem contar o baixo valor em comparação com vários ESC que já tive este é sem dúvida um dos que mais me agradou pelo funcionamento e capacidade. Ficou devendo apenas no fato de não suportar 4S, senão poderia ser usado para 1/8 também, talvez não suporte propositalmente já que a ZTW tem um ESC de 120A para 4S (mais caro). Agora se for comparar o valor, ai complica até mesmo para outros chineses como os XERUN, estes ESC da ZTW são quase a metade do valor dos XERUN da mesma categoria e estes eram os mais baratos até então. Fico pensando onde isto vai parar, cada lançamento no mercado é muito mais barato que o modelo anterior e faz a mesma coisa ou em alguns casos até mais. No meu ponto de vista temos que torcer para economias americanas e européias que favorecem a economia Brasileira, mas se continuar assim vamos ter que nos render aos Chineses.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Abr 15, 2010 7:41 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Pra nao abrir outro topico, vou fazer o relato aqui.

Comprei um Esc de 80A, da Aeolian, mesma marca que o amigo NATTIS esta vendendo. Comprei antes mesmo de ele anunciar. Pelo valor, resolvi arriscar. Foi enviado dia 18/03 e chegou hoje aqui em casa, livre de impostos.

A Principio, o esc é otimo, testei na mesa e funciona perfeitamente. Segundo o manual vai 5v a 17v, ou 2 a 4s.. muito robusto, duplo capacitor e tem ate saida para leds de farol e freio(?), nao sei porque eu usaria, em todo caso.. heheh

Do mais é quase que identico aos outros chineses, realmente parece que eles mudam apenas o adesivo.. Assim que fizer mais alguns testes, coloco o relato aqui..do mais, OTIMO!

Abs

MensagemEnviado: Qui Abr 15, 2010 8:01 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Mais um bom review, eu só fico de olho nesses tópicos do Nattis que vão me ajudar muito na hora de comprar a eletronica brushless, nunca comentei nada mas nesse não pude deixar de fazê-lo... e concerteza vou optar por esses chineses. Ao colocar no chassi, como fica esse capacitor, fica solto assim ou existe algum tipo de fixação?
A proposito, tem algum review de servo Nattis??
:drinks:

Agora o hobby mudou de escala, de 1:10 para 1:1!
Clube do Tamiya TA03 Clique Aqui!!
Imagem

MensagemEnviado: Sex Abr 16, 2010 10:37 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Estou para receber alguns ESC de 80A igual ao seu, acredito ser muito parecido com os de 100A que já tive. Funcionam muito bem, não tive nenhum problema.

_HuMMeR_ escreveu:
Pra nao abrir outro topico, vou fazer o relato aqui.

Comprei um Esc de 80A, da Aeolian, mesma marca que o amigo NATTIS esta vendendo. Comprei antes mesmo de ele anunciar. Pelo valor, resolvi arriscar. Foi enviado dia 18/03 e chegou hoje aqui em casa, livre de impostos.

A Principio, o esc é otimo, testei na mesa e funciona perfeitamente. Segundo o manual vai 5v a 17v, ou 2 a 4s.. muito robusto, duplo capacitor e tem ate saida para leds de farol e freio(?), nao sei porque eu usaria, em todo caso.. heheh

Do mais é quase que identico aos outros chineses, realmente parece que eles mudam apenas o adesivo.. Assim que fizer mais alguns testes, coloco o relato aqui..do mais, OTIMO!

Abs

MensagemEnviado: Sex Abr 16, 2010 10:44 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Oi colega. O capacitor que vem nestes ESC de 120A tem o fio curto, mas da para chegar em cima do deck e pender com braçadeira. Da uma olhada na imagem para ver como ficou:

VinyyTuning escreveu:
Mais um bom review, eu só fico de olho nesses tópicos do Nattis que vão me ajudar muito na hora de comprar a eletronica brushless, nunca comentei nada mas nesse não pude deixar de fazê-lo... e concerteza vou optar por esses chineses. Ao colocar no chassi, como fica esse capacitor, fica solto assim ou existe algum tipo de fixação?
A proposito, tem algum review de servo Nattis??
:drinks:

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Sex Abr 16, 2010 11:10 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Nos render aos Chineses!?!?! Já estamos rendidos faz tempo..rs
Praticamente tudo vem da china, eu as vezes busco equipamentos para medições que as vezes custam centavos (o frete é bem mais caro que o produto), um custo incrivelmente baixo que se fossemos fazer algo similar aqui no Brasil custaria mais de 5 vezes o custo deles.
Sem contar com os fabricantes que usam as fabricas da China, ex. a Apple, que diz atrás dos Ipod's da vida "designed at California assembled in China"...

Parabéns pelo tópico, para o pessoal que está no hobby muitas vezes o custo é fundamental, afinal é o hobby e não necessidade de vida (não é o meu caso, pois sou viciado e procurando tratamento psiquiátrico), e essas referencias são bem validas. Afinal de contas esses equipamentos são bem honestos pelos custos que oferecem, só não da para exigir muito deles que ai seria de mais tb.

[]´s

MensagemEnviado: Sex Abr 16, 2010 12:24 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Caros,onde encontro o 4s, pois só achei o 3s no ebay ??????

http://cgi.ebay.com/ZTW-120A-5-5T-Brush ... 5886e1fb88

MensagemEnviado: Dom Abr 18, 2010 10:14 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Certamente, um dos melhores pontos é o baixo custo inicial e mesmo estas peças sendo “linha de entrada” são suficientes para grande durabilidade e potência. Eu acredito que as marcas Top vão ter o diferencial da qualidade na garantia, suporte e idéias mais inteligentes na programação do firmware devido ao Know How. Vamos ver o que vai acontecer no mercado, porque com estes lançamentos deve acontecer alguma coisa.

Coelho escreveu:
Nos render aos Chineses!?!?! Já estamos rendidos faz tempo..rs
Praticamente tudo vem da china, eu as vezes busco equipamentos para medições que as vezes custam centavos (o frete é bem mais caro que o produto), um custo incrivelmente baixo que se fossemos fazer algo similar aqui no Brasil custaria mais de 5 vezes o custo deles.
Sem contar com os fabricantes que usam as fabricas da China, ex. a Apple, que diz atrás dos Ipod's da vida "designed at California assembled in China"...

Parabéns pelo tópico, para o pessoal que está no hobby muitas vezes o custo é fundamental, afinal é o hobby e não necessidade de vida (não é o meu caso, pois sou viciado e procurando tratamento psiquiátrico), e essas referencias são bem validas. Afinal de contas esses equipamentos são bem honestos pelos custos que oferecem, só não da para exigir muito deles que ai seria de mais tb.

[]´s

MensagemEnviado: Dom Abr 18, 2010 10:17 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Estes ESC deram uma sumida no eBay. Nos 1/8 de 4S tem o modelo de 80A e 150A.

c0sta escreveu:
Caros,onde encontro o 4s, pois só achei o 3s no ebay ??????

http://cgi.ebay.com/ZTW-120A-5-5T-Brush ... 5886e1fb88

MensagemEnviado: Ter Jun 01, 2010 7:56 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

NATTIS, estou com esse ESC no meu onroad, de início acho ele ótimo, andei bem e ficou bem fresco. Existe o manual dele para baixar?? Estava querendo.

Andei só com 2s e o desempenho foi muito bom, talvez nem precise andar com 3s. A relação está com folga ainda, posso até melhorar.

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Qua Jun 02, 2010 9:31 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Manual eu não sei onde tem, mas eu fiz a tradução das configurações: viewtopic.php?f=13&t=16513

Rebelde escreveu:
NATTIS, estou com esse ESC no meu onroad, de início acho ele ótimo, andei bem e ficou bem fresco. Existe o manual dele para baixar?? Estava querendo.

Andei só com 2s e o desempenho foi muito bom, talvez nem precise andar com 3s. A relação está com folga ainda, posso até melhorar.

MensagemEnviado: Qua Jun 02, 2010 4:15 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Olha o Aeolian ai...

http://cgi.ebay.com/1-8-RC-Car-Aeolian- ... 1c12f7e737

Custa 38 dolares, e 10 para mandar para o Brasil, quanto ao cartão de programação, pode ser o memo do xerun ou do turnigy ??????

Cleyton

MensagemEnviado: Qua Jun 02, 2010 8:29 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

NATTIS escreveu:
Manual eu não sei onde tem, mas eu fiz a tradução das configurações: viewtopic.php?f=13&t=16513

Rebelde escreveu:

OK. É que eu vi no site que ele viria com cabo USB para configuração no PC e um CD. Para que serve aquele botão laranjinha no receptáculo do ON/OFF???

Minha dúvida é de como calibrar o rádio hobby king GT2 com esse ESC.??

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Qui Jun 03, 2010 2:36 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Outra duvida, esse esc de 100A puxa um buggy 1/8????

Cleyton

MensagemEnviado: Sex Jun 04, 2010 10:42 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Não, o cartão tem que sertipo ZTW/Hobbycity.

c0sta escreveu:
Olha o Aeolian ai...

http://cgi.ebay.com/1-8-RC-Car-Aeolian- ... 1c12f7e737

Custa 38 dolares, e 10 para mandar para o Brasil, quanto ao cartão de programação, pode ser o memo do xerun ou do turnigy ??????

Cleyton

Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas