Bom pessoal, comecei a importar alguns destes ESCs para revender, antes gostaria de informar que fiquei com um deles 1 mês rodando e testando para somente então importar para revender. A principal dúvida era se funcionava, já que era a metade do preço de um XERun 120A também chinês, depois vieram outras dúvidas, então fiz um review. Segue abaixo:
Primeiras impressões: A caixa é "meia boca", mas protege, o cartão de programação é bem menor e mais prático que os carões dos EZRuns/XERuns/Speedy Passion/Venom. Os fios da bateria e motor são de bitola 12AWG, excelentes. O ESC é montado no padrão sanduiche igual os Novak que deixa o ESC mais resistente a água, não chega a ficar a prova de mergulhos, mas fica resistente a respingos. Infelizmente o padrão de montagem é muito ruim, é passada uma cola de vedação entre a tampa e a placa no qual fica cheio de "fios" de cola saindo e o parafuso da tampa mal apertada, mas nada que comprometa a qualidade de funcionamento.
Instalação: Instalar fios 12AWG é sempre complicado, mas é necessário esta bitola para passar os 120A. Após a soldagem dos fios do motor e plug da bateria é só prender o ESC e botão com dupla-face, o capacitor já vem soldado.
Configurando: Este ESC é um prato cheio para aqueles que gostam de ficar configurando ESC, são 10 tipos de programações diferentes com diversos níveis sendo possível a programação via cartão, botão ou adaptador USB, também é possível atualizar o firmware. Não existe a possibilidade de desativar a proteção térmica, o que eu acho muito bom. Onde eu acho que pecou foi no ajuste de timming, em vez de informar o grau tem a opção baixo, normal, alto e muito alto...?
Funcionamento: Testei com motor sensored 11.5T, 8.5T e 4.5T, saída redonda e mansa sem sustos, graças ao sensored não existem cogging. Mesmo usando o 4.5T "no talo" o dissipador ficou no máximo morno. No modo sensorless testei um motor EZRun 9T, este ESC tem um comportamento interessante, ao apertar o gatinho rapidamente o ESC libera os pulsos com potencia progressiva, assim os primeiros pulsos que tem que encontrar o pólo do eixo para girar são fracos deixando os cogging baixo, da para perceber que ele leva uma fração de segundo para sair com tudo, tipo da uma amarrada e sai, é um recurso para impedir ao máximo os cogging, eu gostei. Infelizmente não pude comparar com outros ESC de timming dinâmico, seria interessante já que este recurso é via software e pode estar presente sem a gente saber, ou talvez uma atualização futura para que este recurso esteja disponível.
Conclusão: Mesmo sem contar o baixo valor em comparação com vários ESC que já tive este é sem dúvida um dos que mais me agradou pelo funcionamento e capacidade. Ficou devendo apenas no fato de não suportar 4S, senão poderia ser usado para 1/8 também, talvez não suporte propositalmente já que a ZTW tem um ESC de 120A para 4S (mais caro). Agora se for comparar o valor, ai complica até mesmo para outros chineses como os XERUN, estes ESC da ZTW são quase a metade do valor dos XERUN da mesma categoria e estes eram os mais baratos até então. Fico pensando onde isto vai parar, cada lançamento no mercado é muito mais barato que o modelo anterior e faz a mesma coisa ou em alguns casos até mais. No meu ponto de vista temos que torcer para economias americanas e européias que favorecem a economia Brasileira, mas se continuar assim vamos ter que nos render aos Chineses.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
_________________ Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc. Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!
|