RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 6:46 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 10:24 am 
Novo no Fórum

entendi !
entao com esse sistema ando sossegado
coroa 64t
pinhao 17t
esc de 150 A hk
bateria 7.4?

MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 10:27 am 
Novo no Fórum

entendi !

então com esse combo ando sossegado

bateria 7,4
esc de 150A hk
coroa 64t
pinhao 17t
motor de 3050 kv

abç

MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 11:07 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

lawmarangoni escreveu:
eu acho q os dois casos é a relação. primeiro pq acredito q usar com brushless um pinhao acima de 20T é quase um crime, se usar pinhao de 28T vai assasinar o conjunto e as lipos. isso eu sei pq aprendi na marra e perdi umas 5 lipos com amperagem baixa e tive problema ate com as de amperagem alta por causa do pinhao numa epoca em q ñ sabia q brushless é so com pinhao numa media de 17T. a partir do momento q troquei a relação acabaram-se os problemas!! :drinks:

em relação ao amigo do xeme, ñ posso afirmar, + pra mim deu mais do q certo depois de mt luta o seguinte: o meu hsp on road esta com o seguinte conjunto:

- combo ezrun esc 60A - motor 4300kv 9T
- lipo turnigy 3600 - 30/40C - 11,1v
- RELAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA ESSE CONJUNTO: coroa 64 - pinhao de no maximo 18T

*com 7,4 vc teria q usar a mesma relação 64 - 18T, e o desempenho seria fraquissimo. estudei bastante na epoca e descobri q esse motor pra ficar bom tem q ser com 11,1v.

dessa forma ele tera um desempenho quase pro, pois o motor 9t fica ruim com 7,4v, ok? pelo menos pra mim foi assim! abração.

entao no meu caso q eu tenho um xeme onroad...
terei q colocar uma cora de 64 e pinhao de 18
assim eu teria um desempenho, e nao comprometeria a resto do carro...

?

MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 11:55 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Images: 0
marcojha escreveu:
entendi !
entao com esse sistema ando sossegado
coroa 64t
pinhao 17t
esc de 150 A hk
bateria 7.4?

Uma solução também é aumentar a rotação do motor, tipo deixa com pinhão 17 e coloca 3S, ou até 4S se o esc aceitar, mais toma cuidado pq com 3S seu carro vai virar um canhão, com 4S, fica insano e corre o risco de começar a quebrar peças por excesso de torque.

Personal album

MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 12:09 pm 
Novo no Fórum

mas o esc da hobby king aguenta esse torque todo ?

MensagemEnviado: Ter Jan 04, 2011 2:53 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

bom, estou tentando ajudar com a experiencia q eu proprio passei com o xeme q tenho, q na minha opiniao vem errado pois perdi um monte de lipo pq a relação forçava demais o conjunto elétrico, veio assim:

- coroa 58T e pinhao 26T (correto nos antigos motores latinha ou escovados pois ñ tinham giro e esquentavam menos, porem errado com brushless)
- motor brushless 3800Kv (era mt bom)
- esc hsp 70A (tosco + excelente)
- bateria lipo 11,1v - 1100mah (crime!!!, pq o cara q me vendeu devia saber q é pouco para o conjunto, perdi 4)

O desempenho dele era absurdo, fora de cogitação, chega a ser desinteressante pq ñ dava pra andar direito e ñ podia acelerar ate o final, e dai, em 3 minutos já estufava a bateria, o esc começava a cortar por aquecimento e etc.. numa dessa já tinha praticamente perdido uma lipo com amperagem baixa demais.

Sofri, sofri, sofri pra descobrir q tinha q fazer umas contas pra equilibrar o conjunto. descobri tb q a lipo tinha q ter uma amperagem de 4000 pra cima, dependendo tb da taxa de descarga, é lógico, + deixe isso pra lá. enfim, como ficou bao:

- coroa 64T e pinhao 18T (+ final ñ forçando o motor e afins)
- motor brushless ezrun 4300Kv (bom so pra 11,1v, pelo menos é o q eu acho)
- esc hsp 70A (tosco + excelente) - entao vc ve q da um de 60A pra cima, provavelmete esse q vc falou dá, + eu iria direto ao ezrun 60A ou o hsp 70A pois é bom usar os + padrao pra auto.
- bateria lipo turnigy 11,1v - 3600mah - 30/40C

Como ficou: excelente pois esse motor gira mt melhor com 11,1v. a velocidade ja deu 118Km/h, quase 120!! pra mim ta mt + q bao. ñ esquenta, tira a lipo e ela ta na temperatura ambiente, o carro fica um pouco + pesado com 11,1 + eu acho bom pq segura +, sem dizer q eu ñ gosto de onroad 4x4 e por isso tiro a tração da frente e o motor gira bem + solto. ando 10minutos cada vez e as lipos duram bem + de 1 ano. o xeme q falei ate entao é esse da foto, so q ta com a bolha de um mazda pq a original é mt paia :)

- esanti - comentou exatamente o q eu fiz no meu e deu certo, + o máximo é 11,1v (o mesmo q 3S)
- aventt - ñ sei no seu meu velho, pq é estranho + parece q com cada um fica bom de um jeito. me parece q pra of road a relação é outra (será?), + já ouvi falar, ou seja, cada pessoa fala uma coisa desse lance de relação e pra mim o q ficou chique foi isso q citei do meu, se vc se deu bem de outra forma me fale q eu queria saber! :drinks: agora há pouco tempo eu botei um motor de 6000kv pra usar com 7,4 e foi uma merda! puta trampo e voltei td pra 11,1v e motor 4300kv. ficou otimo de novo! abração.

MensagemEnviado: Qui Jan 06, 2011 12:33 pm 
Novo no Fórum

ok obrigado
vou fazer isso entao colocar o pinhao nde 17 e colocar um esc de 150a ai da pra roda de boa sem medo de acelerar ?

MensagemEnviado: Sex Jan 07, 2011 11:38 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

isso mesmo:

- pinhao de 17 ou 18t
- coroa 64t
- esc acima de 60A (pra suportar lipo de 11,1v)
- lipo 11,1v (3S) - 30C - 3600mah (no minimo, pode ser mais, tipo 4000mah, 4400mah, 5000mah, etc..)

pra mim assim, depois de mt sofrimento, ficou chique. passa de 100km/h e ando 10minutos pra ñ forçar mt a lipo.
daí vc so vai ter q trocar a lipo em media de um em um ano, e o gasto fica so nos pneus. ate o pinhao e a coroa demoram mais pra gastar dessa forma pq gira + leve.

Dê uma olhada nas seguintes fotos do meu pra vc entender melhor:

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme01.jpg - bateria anterior q usei por volta de 1 ano e meio andando 10 minutos cada vez

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme02.jpg - a criança

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme03.jpg - zoom no motor ezrun 4300kv (9T)

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme04.jpg - zoom no pinhao, repare que tem uma micro distancia livre entre pinhao e coroa

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme05.jpg - zoom na coroa, repare q ela é maior q a de 58T

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme06.jpg - a criança com roupa_rsrs, pq a bolha original é uma p..., essa segura bem por causa do aerofolio

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme07.jpg - o conjunto completo com a bateria q adquiri faz 1 mes

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme08.jpg - zoom no esc hsp 70A (gambearra com cooler de computador pq funciona bem com 11,1v)

MensagemEnviado: Sex Jan 07, 2011 2:13 pm 
Novo no Fórum

legal show de bola eu realmente comprei so prea tira uma onda mas agora estou apaixonado

bele obrigado pelas dicas
se quizer me add no msn

marco.olanda@hotmail.com

abraço

MensagemEnviado: Sex Jan 07, 2011 5:18 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Tenho um Esc Mamba Monster queimado e gostaria de saber se tem alguem que arruma isso por aqui sem mandar para USA?

Grato!

[color=#000080][i]Michel Rizzaro
Ofna Dirt Oval-e Mamba Monster 2200kv 6s - 172 km/h
Ofna Ultra Lx-e Mamba Monster 2200kv 6s - 162 km/h e subindo rs.......
Traxxas XO-1 vamos ver no que dá...
Imagem

MensagemEnviado: Sex Jan 07, 2011 6:02 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

é.. essas coisas ou vc ama ou ñ gosta, ñ tem meio termo. tem uns par de amigo meu q entro nessa naquele lance de vi na tv e venderam em 2 meses, pq ñ acertavam o carro direito, começa a dar prejuizo e etc.. + é o q eu sempre falo, tem q ter paciencia e se tiver um de acordo fica td lindo maravilhoso. q nem eu falei, esse foi o conjunto q deu certo pra mim e pela logica da certo pra qquer um, + tem q seguir as regras, de tipo por exemplo andar uns 10minutos (q pra mim é o suficiente, ja q um tanque de combustao dura 7), pq se começa abusar dele vai pro saco rapidinho. o meu, hj em dia eu so gasto com pneu. o bom desses hsp, himoto, exceed, etc, q sao tds o mesmo chassi, sao genericos, ou seja, as peças sao mt baratas mesmo, tipo uma coroa 64 é uma media de 13 paus e assim vai.. boa sorte pra vc e espero q ñ desista como ja vi mt gente. esses dias troquei uns conjuntos dos meus tudo por 7,4v.. me fodi. tive q voltar td como era antes. o xeme so é fudido nessa configuração q passei com 11,1v, sacou? eu tenho uns pancar com 7,4v so q o motor é 6000kv, nem guenta 11,1v, so q botei no xeme e ñ deu certo, voltei pro motor de 4300kv e 11,1v e voltou a ser um demonio. o meu xeme e os pancars andam juntos, é mt legal de ver. pancar sim é demoniaco, de uma olhada:

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme09.jpg - pancar trinity

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme10.jpg - pancar bolink

- http://www.marangonidesign.com.br/xeme11.jpg - pancar bolink c/ bolha

MensagemEnviado: Sex Jan 07, 2011 8:28 pm 
Novo no Fórum

boa noite
legal cara hoje montei o kit troquei o pinhao por um de 17 o carro ficou show de bola o esc nem esquenta e o motor da uma esquentada mas acho q nao chega a ser anormal

o problema e que andei por uns 5 minuto tudo legal ai ele começou a da uns tranquinhos no motor e agora noa acelera mais ,a direçao funciona normal mas noa tem aceleraçao

entao coloquei as baterias para carregar tanto as lipo e a pila no controle

amanha vou ver se esta tudo normal se noa tiver legal vou gravar um video pra ve se alguem me ajuda

obrigado e boa noite

MensagemEnviado: Sáb Jan 08, 2011 6:58 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

ta vendo como ta começando a funcionar? sabe o q eu acho q é? o esc ta cortando. meu motor e esc dao uma boa esquentada depois de 10min atolado, + é dentro do normal, pq o esc tem um sistema q corta tudo se exceder a temperatura de 80graus. o motor ñ da nem pra por a mao de tao quente. outra coisa, esse seu esc eu ñ conheço, utilizamos normalmente os genericos ezrun (existem tb os mais fudidos, + sao caríssimos e o desempenho pra mim é td igual, tipo LRP, castle, etc..), o correto seria vc adquirir um combo ezrun com esc 60A - motor 9T 4300kv, pra usar com lipo 11,1v (cuidado! o combo ezrun com esc 35A ñ aguenta 11,1v, vai fritar na hora q vc ligar, como falei tem q ser de 60A pra cima)

meu velho, tome cuidado com lipo pq ñ pode ficar com menos de 3,7v por celula. lipo é mt fudido, porem muito delicada, de uma estudada no topico de baterias q tem uma explicação de lipo bem objetiva, por isso tem q ver a amperagem (acima de 3600mah) e andar no maximo 10min, certo?

ó o meu na pista:

http://www.marangonidesign.com.br/uniso09.jpg

http://www.marangonidesign.com.br/uniso15.jpg

MensagemEnviado: Sáb Jan 08, 2011 7:01 pm 
Novo no Fórum

lawmarangoni escreveu:
ta vendo como ta começando a funcionar? sabe o q eu acho q é? o esc ta cortando. meu motor e esc dao uma boa esquentada depois de 10min atolado, + é dentro do normal, pq o esc tem um sistema q corta tudo se exceder a temperatura de 80graus. o motor ñ da nem pra por a mao de tao quente. outra coisa, esse seu esc eu ñ conheço, utilizamos normalmente os genericos ezrun (existem tb os mais fudidos, + sao caríssimos e o desempenho pra mim é td igual, tipo LRP, castle, etc..), o correto seria vc adquirir um combo ezrun com esc 60A - motor 9T 4300kv, pra usar com lipo 11,1v (cuidado! o combo ezrun com esc 35A ñ aguenta 11,1v, vai fritar na hora q vc ligar, como falei tem q ser de 60A pra cima)

meu velho, tome cuidado com lipo pq ñ pode ficar com menos de 3,7v por celula. lipo é mt fudido, porem muito delicada, de uma estudada no topico de baterias q tem uma explicação de lipo bem objetiva, por isso tem q ver a amperagem (acima de 3600mah) e andar no maximo 10min, certo?

ó o meu na pista:

http://www.marangonidesign.com.br/uniso09.jpg

http://www.marangonidesign.com.br/uniso15.jpg

Não entendo, como tem gente que fica uns 40min correndo?

MensagemEnviado: Sáb Jan 08, 2011 7:59 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

pelo q eu saiba pode ate dar + a lipo tem um prazo de vida bem + curto, aqui os caras andam no max. 20min, so q a lipo dura uns 6 meses. pra mim deu certo da seguinte forma: eu tenho um voltimetro daqueles de bolso e andando 10min as lipos ficam com no minino 7,6V (para as 7,4) e 11,4v (para as 11,1). ou seja, pra mim deu certo deixar parada ate acima do normal dela, so q so um pouco, sacou? eu ando 10min, paro e dessa forma as lipos duram de 1 ano pra +. quando começo a andar elas estao com 12,5 (a de 11,1) e 8,4 (a de 7,4). e isso é normal (pelo menos pra mim deu certo assim :)

Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas