iagobmxer escreveu:
Ola pessoal.
Nesse tempo que ando com o meu auto percebi lago da cara que a suspensao traseira estava muito macia e o chassi raspava no chao na rampadas.
Andei pesquisando e conclui que tenho que trocar a mola e o óleo da suspensao pra ela ficar mais rigida, mas como estou sem grana, somente estiquei a mola.
Logicamente fiz o processo com muito cuidado, a mola tinha 5cm e estiquei ela para 8cm. A suspensao ficou ótima, o chassi quase nao rela mais no chão.
Sera que prejudica a suspensao fazendo o esticamento das molas?
cara não sei mto de modelismo ainda , mas o que posso te falar de molas , pelo que conheço do 1:1 é o seguinte , molas alongadas ou encurtadas sofrem a chamada deformação plastica , e isso altera sua constante elastica , e diminui sua vida util .
ou seja , a mola foi "amassada" , e nos pontos onde amassou perdeu sua função de mola , então as espiras não se deformam mais por igual como antes ...
em escala não sei o quanto isso influe, mas sem duvidas é uma mola com ação prejudicada em relação a uma não deformada, e qdo alongada , com o tempo ela ao ser comprimida vai se "desamassando" e vai voltar a posição original , só que se vc alonga novamente , ela volta mais rapido e cada vez pior até que quebre , igual arame qdo vc vai dobrando pra um lado e outro ...
realmente não sei dizer o qto estragou a mola e qto tempo vai demorar pra voltar ao formato original .
mas na boa, na pratica , pro seu uso , que pelo visto não é competição nem nada , só de ficar mais duro ja resolveu seu problema , vai usando até ter problemas ué ...