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MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 10:45 am 
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iagobmxer escreveu:
Ola pessoal.
Nesse tempo que ando com o meu auto percebi lago da cara que a suspensao traseira estava muito macia e o chassi raspava no chao na rampadas.
Andei pesquisando e conclui que tenho que trocar a mola e o óleo da suspensao pra ela ficar mais rigida, mas como estou sem grana, somente estiquei a mola.
Logicamente fiz o processo com muito cuidado, a mola tinha 5cm e estiquei ela para 8cm. A suspensao ficou ótima, o chassi quase nao rela mais no chão.

Sera que prejudica a suspensao fazendo o esticamento das molas?

cara não sei mto de modelismo ainda , mas o que posso te falar de molas , pelo que conheço do 1:1 é o seguinte , molas alongadas ou encurtadas sofrem a chamada deformação plastica , e isso altera sua constante elastica , e diminui sua vida util .
ou seja , a mola foi "amassada" , e nos pontos onde amassou perdeu sua função de mola , então as espiras não se deformam mais por igual como antes ...
em escala não sei o quanto isso influe, mas sem duvidas é uma mola com ação prejudicada em relação a uma não deformada, e qdo alongada , com o tempo ela ao ser comprimida vai se "desamassando" e vai voltar a posição original , só que se vc alonga novamente , ela volta mais rapido e cada vez pior até que quebre , igual arame qdo vc vai dobrando pra um lado e outro ...
realmente não sei dizer o qto estragou a mola e qto tempo vai demorar pra voltar ao formato original .
mas na boa, na pratica , pro seu uso , que pelo visto não é competição nem nada , só de ficar mais duro ja resolveu seu problema , vai usando até ter problemas ué ...

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MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 11:06 am 
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iagobmxer escreveu:
Ola pessoal.
Nesse tempo que ando com o meu auto percebi lago da cara que a suspensao traseira estava muito macia e o chassi raspava no chao na rampadas.
Andei pesquisando e conclui que tenho que trocar a mola e o óleo da suspensao pra ela ficar mais rigida, mas como estou sem grana, somente estiquei a mola.
Logicamente fiz o processo com muito cuidado, a mola tinha 5cm e estiquei ela para 8cm. A suspensao ficou ótima, o chassi quase nao rela mais no chão.

Sera que prejudica a suspensao fazendo o esticamento das molas?


A mola perdeu suas propriedade de compressão. Ela nao vai mais criar a mesma resistencia que criava antes.
Não tinha jeito de fazer o carro subir apenas mexendo na posição dos amortecedores e na tensão da mola?

Abraços! :drinks:

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MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 11:17 am 
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FlavioBS escreveu:
A mola perdeu suas propriedade de compressão. Ela nao vai mais criar a mesma resistencia que criava antes.
Não tinha jeito de fazer o carro subir apenas mexendo na posição dos amortecedores e na tensão da mola?

Abraços! :drinks:

eu juro que queria saber me comunicar assim em vias escritas :mrgreen: , sempre acabo complicando pra explicar algo simples por não achar que ficou claro o suficiente ...

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MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 12:11 pm 
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BL4x4 escreveu:
FlavioBS escreveu:
A mola perdeu suas propriedade de compressão. Ela nao vai mais criar a mesma resistencia que criava antes.
Não tinha jeito de fazer o carro subir apenas mexendo na posição dos amortecedores e na tensão da mola?

Abraços! :drinks:

eu juro que queria saber me comunicar assim em vias escritas :mrgreen: , sempre acabo complicando pra explicar algo simples por não achar que ficou claro o suficiente ...


Hehe.. Eu tento fazer a "grosso modo".. O que voce explicou faz sentido e foi mais ou menos o que eu disse.. Todo material tem sua deformação plástica e vai perdendo de acordo com o uso, isso é natural. Forçando uma mola a fazer um movimento que não é natural, está forçando a deformação plástica, enfrequecendo o material. Ainda mais metal, o material mais sensivel a este tipo de coisa..

Mas foi o que voce disse.. Se resolveu o problema, tá bom! :bleh:

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MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 4:43 pm 
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Não sei se já comprou o carregador, mas segue um link com um e com bom preço:
viewtopic.php?f=4&t=22961

Já comprei com o vendedor, pode confiar.

Abraços! :drinks:

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MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 5:55 pm 
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Varias pessoas me disseram que eu iria deformar a mola se esticasse ela, eu ja tinha mudado ela de posiçao pra ficar mais alta mas mesmo assim o chassi batia no chão.
Não tive escolha, tive que estica-la pq meu chassi estava sendo massacrado.. rsrsrsrs

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MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 6:09 pm 
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iagobmxer escreveu:
Varias pessoas me disseram que eu iria deformar a mola se esticasse ela, eu ja tinha mudado ela de posiçao pra ficar mais alta mas mesmo assim o chassi batia no chão.
Não tive escolha, tive que estica-la pq meu chassi estava sendo massacrado.. rsrsrsrs

não rolava fazer um calço pra mola ? pra colocar entre a mola e aquele anel rosqueavel que regula a altura ...

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MensagemEnviado: Sex Mai 20, 2011 6:35 pm 
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Eu ja tinha feito de tudo, ja tinha colocado calso mas a suspensão ainda nao tinha ficado rijida o suficiente, eu tinha mudado ela de posiçao mas tbm não adiantou muita coisa.
Realmente eu teria que trocar as molas... Então eu pensei comigo, ja que eu vou ter que troca-las elas serão inuteis pra mim, então qual seria o problema de estica-las?

Pois estiquei... rsrsrsrs a suspensão ficou do jeitinho que eu queria.

Se por acaso a mola perder a ação eu troco elas.

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MensagemEnviado: Seg Mai 23, 2011 11:24 pm 
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Esses dias eu estava andando com o meu auto e uma das suspensões traseira estourou e jogou óleo pra todo lado.

O óleo com densidade 300 é bom para a suspensão não ficar tão dura e nem tão mole?

Aguardo comentários.
OBRIGADO !

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MensagemEnviado: Ter Mai 24, 2011 1:55 pm 
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iagobmxer escreveu:
Esses dias eu estava andando com o meu auto e uma das suspensões traseira estourou e jogou óleo pra todo lado.

O óleo com densidade 300 é bom para a suspensão não ficar tão dura e nem tão mole?

Aguardo comentários.
OBRIGADO !


Depende da onde voce anda. Eu andando em pista uso 450 na frente e 400 atras, mas é 1/8.
Para merito de comparação, eu com On Road Nitro 1/10 usava 600 na frente e atras.

Abraços! :drinks:

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MensagemEnviado: Qua Mai 25, 2011 12:36 am 
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Andei pesquisando sobre suspensões e descobri que se a suspensão dianteira estiver macia o auto fica melhor em curvas. Então deixei a suspensão dianteira bem macia e a traseira bem rigida com bastante óleo por causa que o chassi bate no chão, e mesmo com a suspensão bem rigida o chassi continuou batendo no chão.
Então fiz uma nova gambiarra que realmente funcionou pra deixar o chassi mais longe do chão.
Vejam as imagens.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Antes o chassi ficava 30mm longe do chão, com esse alongador que fiz ele ficou 40mm longe do chão.
A diferença é pouca mas deu resultado.

Este é o mundo do automodelismo, gambiarra em cima de gambiarra... rsrsrsrsr

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MensagemEnviado: Qua Mai 25, 2011 11:38 am 
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Ficou bom, mas veja se ao força a suspensão.
Lembrado uma coisa: Não é a quantidade de oleo que diz se o amortecedor está macio ou rígido! E sim a Viscosidade!

Abraços! :drinks:

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MensagemEnviado: Qua Mai 25, 2011 12:03 pm 
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Quando coloco pouco óleo o amortecedor encolhe facilmente pq fica um grande espaço vazio dentro do reservatório de óleo da suspensão, com bastante óleo o pistão tem mais dificuldade de se mover deixando a suspensão um pouco mais dura.

Minha suspensão dianteira tem só um pouquinho de óleo, só pra lubrificar, tem só umas 5 gotas de óleo dentro do reservatório, e ficou muito macia.
Ja a suspensão traseira com o mesmo óleo da mesma viscuosidade, eu deixe o reservatório de óleo até na boca dificultando o movimento do pistão e ela ficou bem rígida.

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MensagemEnviado: Qua Mai 25, 2011 12:04 pm 
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iagobmxer escreveu:
Quando coloco pouco óleo o amortecedor encolhe facilmente pq fica um grande espaço vazio dentro do reservatório de óleo da suspensão, com bastante óleo o pistão tem mais dificuldade de se mover deixando a suspensão um pouco mais dura.

Minha suspensão dianteira tem só um pouquinho de óleo, só pra lubrificar, tem só umas 5 gotas de óleo dentro do reservatório, e ficou muito macia.
Ja a suspensão traseira com o mesmo óleo da mesma viscuosidade, eu deixe o reservatório de óleo até na boca dificultando o movimento do pistão e ela ficou bem rígida.


Não pode, esta errado. Voce pode danificar a suspensão dianteira assim. Voce tem que controlar pelo oleo e pela mola.

Abraços!

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MensagemEnviado: Qua Mai 25, 2011 5:56 pm 
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Ja pesquisei a respeito... A suspensão exige somente o necessário para lubrifica-la.
Uma quantidade minima de óleo ja é o suficiente para lubrifica-la sem causar danos.

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