RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qua Ago 17, 2011 5:18 pm 
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Salve Galera comprei o meu ontem na rcmart agora so esperar chegar

a config que quero usar nele
ESC aeolian 60A
Motor ezrun 9t

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MensagemEnviado: Qui Ago 18, 2011 8:35 am 
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eu sempre digo "nem sempre o melhor equipamento é o mais caro e nem sempre o mais caro é o melhor"

Atualmente o campeonato que disputamos da AARC, a categoria light exige motores speed passion F1 de 17.5T Sensorless, e já teve quem andou com ESC top e o cara que andou com o esc EZrun de 35A ganhou, q era o mais em conta. EU particularmente, acho insano andar de combo sensored 3.5T pois o meu objetivo é PILOTAR bem, e não CORRER, ou VOAR pq com um combo desse dá pra voar mesmo, huauhahua! Vai de cada um, cada pista, claro, porém acho que assim com a pro stock, motores 10.5 sensored pra mim estaria ótimo. Um bom acerto de carro faz com que ande muito mais que motores mais fortes, questão de setup também.
Eu quero pegar um ESC Tekin RS para não ter mais dores de cabeça quando eu falar "quero por um motor 17.5T, quero por um motor 5.5T..." afinal, creio que até o fim do ano devemos ter nossa pista nova em bauru e quero ter um combo bacana e bem "flexível" para poder andar e trocar a qualquer hora.

qtos mtrs tem de reta ai na pista do RJ ? aqui em Bauru por exemplo, a pista é MEGA TRAVADA, entao nao adianta ter motor forte se a pista nao permite.

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MensagemEnviado: Qui Ago 18, 2011 9:21 am 
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mujoo escreveu:
eu sempre digo "nem sempre o melhor equipamento é o mais caro e nem sempre o mais caro é o melhor"

Atualmente o campeonato que disputamos da AARC, a categoria light exige motores speed passion F1 de 17.5T Sensorless, e já teve quem andou com ESC top e o cara que andou com o esc EZrun de 35A ganhou, q era o mais em conta. EU particularmente, acho insano andar de combo sensored 3.5T pois o meu objetivo é PILOTAR bem, e não CORRER, ou VOAR pq com um combo desse dá pra voar mesmo, huauhahua! Vai de cada um, cada pista, claro, porém acho que assim com a pro stock, motores 10.5 sensored pra mim estaria ótimo. Um bom acerto de carro faz com que ande muito mais que motores mais fortes, questão de setup também.
Eu quero pegar um ESC Tekin RS para não ter mais dores de cabeça quando eu falar "quero por um motor 17.5T, quero por um motor 5.5T..." afinal, creio que até o fim do ano devemos ter nossa pista nova em bauru e quero ter um combo bacana e bem "flexível" para poder andar e trocar a qualquer hora.

qtos mtrs tem de reta ai na pista do RJ ? aqui em Bauru por exemplo, a pista é MEGA TRAVADA, então nao adianta ter motor forte se a pista nao permite.


Mujoo, certamente quem estava com EzRun de 35A era alguém experiente e quem estava com ESC top era inexperiente. Porque independendentemente das escolhas, sempre haverá os ótimos pilotos voando com ESCs TOP e os excelentes pilotos fazendo o que podem com seus ESC's chineses (que não são ruins). Em categoria livre é igual na F1: não basta ter o melhor piloto, tem que ter o melhor carro também. Tanto em acerto, quanto em conjunto de motor, suspensão, diferencial, etc...

Eu sou iniciante em onroad. Meu Sakura nem chegou ainda. Sempre andei de off. No off acontece algo similar. Já teve gente com motor escovado ganhando bateria contra gente com motor brushless. Só não concordo muito com essa idéia de que piloto bom tem que fazer bonito *só* usando o que há de mais barato. Na boa... se o cara está começando e a pista dele libera motor e esc, faça um esforço e compre o melhor logo e vá se acostumando. Quando pegar dedo, não terá de trocar nada e vai dar trabalho aos mais experientes. Não tenho "bolso sem fundo" mas, se fosse levar a sério esse negócio de competição, faria um esforço de meter logo um Tekin RS *PRO* (que aceita motor abaixo de 5T) e pronto.

Uma das coisas que mais me atraem neste hobby é justamente o setup do carro. Andar bem com um motor e esc tops não é tarefa tão simples quanto parece. Por mais que o combo faça o carro decolar, alguém tem que estar no comando.

Quanto à pista, segundo o Google Maps, a maior reta da pista de Niterói tem em torno de 60 mts

http://maps.google.com/maps?ll=-22.8586 ... 20&vpsrc=6

(top speed dos Sakura nessa pista, se não me engano, é da ordem de 90 km/h)

Mas no RJ existem outras pistas. A Jungle Drive, p. ex., só se compete com motores 10.5T porque a pista é travada, entretanto, o ESC é liberado.

Resumindo: o que eu diria, honestamente, é que o interessado procure a pista que pretende correr e veja o que é permitido. Se for liberado e quiser competir, junte grana e compre o mais top que puder pagar. Se não for, compre o que é permitido e pronto.

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MensagemEnviado: Qui Ago 18, 2011 6:01 pm 
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O Sakura S é um excelente carro para a proposta que foi feito...mas pra competir, sem dúvida o Sakura Zero Pro é superior, tanto em durabilidade quanto em setup....

Competir pela natureza da pilotagem é um sonho...vi isso em algumas etapas que participei....sempre tem gente com coelho na cartola, e sempre tem espertinho tentando o pulo do gato....nos bastidores os interesses sobem alem do prazer e vão para outros objetivos menos nobres..

Se fosse todo o equipamento igual veríamos os pilotos pela sua habilidade...mas não é e dificilmente será...daí vemos chegar na frente os que possuem e não os que são....vencer pelo equipamento é no mínimo algo sem sabor....

boa sorte na empreitada!

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MensagemEnviado: Qui Ago 18, 2011 7:10 pm 
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mujoo escreveu:
samuka_network escreveu:
Galera, preiso da ajuda/dicas de voces que são feras no Sakura S, estou precisando comprar a eletronica, mas como sou aeromodelista, não conheço nada de automodelismo eletrico. Minha intenção é uma eletronica BCB(Boa, Confiavel e Barata) pois quero treinar paa futuramente participar de etapas STICK LIGHT na AARC, pois morro em Mauá e a pista esta a 20 minutos da minha casa, só que la a galera do nitro que domina, não tenho nenhuma referencia nos eletricos e preciso da ajuda de voces.

Gostaria de comprar tudo em um unico lugar, economizando no frete. Ja comprei e compro muita coisa na HK, mas la não tem muita coisa especifica para automodelismo, como ja comprei o SAKURA ZERO S, na RCMart creio que la possa ser o local ideal para montar este setup.

Sem querer abusar, mas ja abusando. Poderiam me passar os link´s ou especificações de Motor, ESC, Servo, Bateria e alguns UP´s que posso pedir para melhorar o automodelo.

Lendo alguns tópicos pensei em alguma coisa, se puderem corrigir agradeço:

Motor: Speed Passion Competition Motor Ver.3(17.5T)
ESC: ???
Servo: Blue Bird BMS-617DMG+HS V-Fast Digital Buggy Servo (MG) 6.8kg / .10sec / 46.5g
Bateria: Turnigy 5000mAh 2S1P 20C hardcase pack (ROAR Approved)
UP´s: ????
Carregador: Turnigy ACCUCEL 6 50W

Desde ja agradeço a ajuda e paciência de todos.


o motor tá errado, o que usamos é o F1, e não o V3.
o ESC pode ser qualquer um mais em conta, tem gente que tá andando com o EZrun de 35A (eu ando com o EZrun de 60A) - http://www.speedpassion.net/en/productD ... 22F1&c=CMB (aproveita essa promoção da speed passion, está um excelente preço o combo com o motor que usamos nas corridas)

o servo eu mudaria, você nao precisa de um servo tão rapido, e sim forte. pode pegar um de uns 10kg e 0.12s que fica ótimo.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 46_5g.html

bateria eu aconselho você usar (se for turnigy e lembrando que só pode ser HARDCASE, sem, é proibido correr) a de 4000mah 30C pois é mais leve e da mais descarga.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... ouse_.html

Upgrades do carro, inicialmente só o montante vertical V2.
http://www.rc-mushroom.com/product_info ... s_id=22579
http://www.rcmart.com/catalog/rc-sakura ... 33452.html
http://www.3racing-parts.com/shop/3raci ... 29749.html

e o carregador tá otimo. se vc nao tiver rádio, um ótimo custo x beneficio é esse: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Radio.html

se vc for realmente correr, ja pede peças extras.
2 pares de c-hubs, 2 pares de steering arms, um jogo de correia, pinos das bandejas, um par de universal shaft 46mm extra e por ai vai.
Steering arms: http://www.rc-mushroom.com/product_info ... s_id=20346
C-Hub: http://www.3racing-parts.com/shop/front ... 17531.html
correia traseira: http://www.rc-mushroom.com/product_info ... s_id=20324
correia dianteira: http://www.rc-mushroom.com/product_info ... s_id=20323
pinos externos da bandeja: http://www.rc-mushroom.com/product_info ... s_id=20335
Pinos internos da bandeja: http://www.rc-mushroom.com/product_info ... s_id=20334

qqr coisa, entra no site e digita sakura q vai ter milhares de coisas :D


Caro Mujoo, utilizando como base suas dicas e sabendo dos recursos (limitados) que disponho, montei uma lista com etapas para realização das comprar e montagem do setup para um piloto iniciar no RC elétrico e participar de etapas da categoria Stock Light, se puder corrigir9se estiver errado) e puder dar dicas agradeço novamente(acho que ja to perturbando)

Kit 1 (RC Mart)
Automodelo Sakura S Zero = US$102,
Frete = US$33,
Total = US$135,00

Kit 2 (HobbyKing)
Carregador ACCUCEL 6 = US$23,
2 Baterias Turnigy 4000mAh 2S 30C HardCase = US$36,
2 Servos BlueBird BMS-616DMG(10.2kg/.12sec/46.5g) = US$40,
Conectores/Monitor de LiPo/Diversos = US$7,00
Frete = US$ 24,00
Total = US$130,00

Kit 3 (Speed Passion)
2 Combo Inspire V2.0 ESC F1 Brushless Motor = US$130,
Frete = US$30,
Total = US$160,00

Kit 4(HobbyKing)
1 Radio HK GT3B 2,4Ghz = US$28,
2 Baterias Turnigy 4000mAh 2S 30C HardCase = US$36,
Frete = US$24,00
Total = US$88,00

Kit 5(RC Mart)
Automodelo Sakura S Zero = US$102,
Frete = US$33,
Total = US$135,00

O montagem foi dividida em forma de kit´s para facilitar a compra e dar um "arzinho" para o bolso, tentando assim evitar a taxação, não que estarei isento, mas pacotes pequenos com no maximo 1,5Kg, diminui a chance de ser taxado(lembrando que não quer dizer que estarei isento). O kit 5 refere-se a outro automodelo completo que sera utilizado como "servidor" de peças para reposição. O kit 3, refere-se a 2(dois) combos, onde 1 combo sera reserva para uma possivel substituição em caso de necessidade durante as provas, o mesmo vale para os servos incluidos no kit 2, onde 1 servo sera reserva para uma possivel troca(se precisar) O valor total para estes equipamentos saira em média US$650,00(R$1.100,00)valores este sem os 60% de taxação. Vale lembrar que este setup é basico para um iniciante(como eu) e creio que é o inicio para futuramente adquirir mais peças e melhora-lo.
Por favor, se estiver dizendo besteiras me corrijam, sou um iniciante nos eletricos e não tenho experiencia nenhuma em competicões, por mais simples que sejam.

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MensagemEnviado: Sex Ago 19, 2011 12:16 am 
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Aleluia !!!!!!!!


Chegou terça (16)

Desde então to na luta pra terminar de montar..rsrsrs


Ta ganhando forma.

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Tem chao ainda

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MensagemEnviado: Sex Ago 19, 2011 10:20 pm 
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aí galera .. segue algumas fotos do meu sakura ... pra falar a verdade ta quase o pro já hehe .. so falta os amortecedores com rosca e o suporte dianteiro da torre dos amortecedores .. mas chego lá hehe ...

segue as fotos:

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é isso ai ...

valeuuu

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MensagemEnviado: Sáb Ago 20, 2011 8:14 am 
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Alguém conhece essa bolha?

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?Vi ... 360wt_1141

Já vem pintada e custa menos de 50 Reais já com frete incluido.

é tão barata que acabei comprando mesmo sem saber se presta rsrsrsrs

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MensagemEnviado: Sáb Ago 20, 2011 8:19 am 
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allex2000 escreveu:
O Sakura S é um excelente carro para a proposta que foi feito...mas pra competir, sem dúvida o Sakura Zero Pro é superior, tanto em durabilidade quanto em setup....

Competir pela natureza da pilotagem é um sonho...vi isso em algumas etapas que participei....sempre tem gente com coelho na cartola, e sempre tem espertinho tentando o pulo do gato....nos bastidores os interesses sobem alem do prazer e vão para outros objetivos menos nobres..

Se fosse todo o equipamento igual veríamos os pilotos pela sua habilidade...mas não é e dificilmente será...daí vemos chegar na frente os que possuem e não os que são....vencer pelo equipamento é no mínimo algo sem sabor....

boa sorte na empreitada!


Olhando sua foto do perfil, me recordo do último ano de Senna na F1. Senna foi um piloto brilhante, talvez, o melhor que já tenha passado pela F1. Entretanto, naquele ano, ele não tinha o melhor carro. O cara era extremamente competitivo. Não bastava mostrar que era bom, tinha que vencer e ponto final. Acredito até que ele tenha morrido tentando ultrapassar os limites daquela Williams. Na F1, para *vencer*, não basta ser o melhor piloto. Tem que ter o melhor carro! Entretanto, um bom piloto se destaca em equipes menores. O caso aqui me parece similar.. talvez em uma escala bem mais reduzida e com menores riscos :lol:

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MensagemEnviado: Dom Ago 21, 2011 7:55 pm 
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Concordo, o equipamento sem dúvida é fundamental em corridas. Como somos todos amadores e patrocinadores do proprio hobby, fica complicado competir livremente pois acaba sendo um poço sem fim de investimento e preocupações...e a maioria aqui já tem as preocupações rotineiras da familia e usa o hobby para o lazer....é utópico, mas quando se fala em campeonato de pilotos, se espera que vença o melhor...

Aqui fizemos as regras igualando motor e pneus, mas o restante fica livre como ESC, Bateria e chassis. Quem tem mais $$ entra com os melhores disso ou daquilo, quem tem menos compra carro, ESC e bateria chinesas...hehe(meu caso), corri de Sakura, ESC Ezrun e baterias Flightmax. Eu não era o mais rápido em voltas de classificação e nem em voltas durante a prova...porém venci 5 provas e 5 2º lugares das 10 corridas que participei....trabalhava a semana inteira no carro, conversando com amigos mais experientes e tirando todos os detalhes possíveis para ser competitivo....quando o tempo pra isso acabou, decidi dar um tempo de correr, pois seria impossível ter bom desempenho frente aos demais. Correr é muito bom mas precisa de um tempo de dedicação quando se busca a vitória, não só equipamento conta, mas a intimidade do piloto com o carro também. Quando se junta um equipamento top com um bom piloto se tem o cenário ideal (vide Senna com o MP4/4 ou até mesmo o Vettel agora).

abs!

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Este final de semana montamos o 2° sakura que chegou, de 2 amigos (usuários gildanml e lecoordi). Agora já são 2, e o meu está por chegar.

O tal do montante para motor v2 precisa de várias gambiarras para poder ser utilizado, e pra mim, o principal motivo de não utilizá-lo, não ter um suporte adequado para bateria.

Então, encontramos uma solução mais prática, pode ser que comprometa a durabilidade da coroa, mas fizemos 2 furos nela onde é possivel colocar o parafuso e a chave e parafusar o motor, e fazer as devidas regulagens de distâncias conforme pinhão. Funcionou perfeitamente. Não deu para aproveitar totalmente o recurso que tem o montante original (recurso = parafusar mais pra frente ou pra trás) mas dá pra utilizar pinhões uns 4 a 5T maiores o menores do que o utilizado inicialmente.

Fizemos os testes e não comprometeu o balanceamento da coroa, pois fazendo 2 furos em lados opostos, a diferença de tamanho do buraco e posição, não tiveram peso suficiente para comprometer o balanceamento.

Fica a dica.

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Rafael_RS escreveu:
O tal do montante para motor v2 precisa de várias gambiarras para poder ser utilizado, e pra mim, o principal motivo de não utilizá-lo, não ter um suporte adequado para bateria.


Não entendi o porque do montante V2 precisar de gambiaras para instalar, pelo que eu saiba o mesmo é utilizado no SAKURA ZERO que é a versão TOP da versão "S". Não seria apenas um UpGrade??

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samuka_network escreveu:
Rafael_RS escreveu:
O tal do montante para motor v2 precisa de várias gambiarras para poder ser utilizado, e pra mim, o principal motivo de não utilizá-lo, não ter um suporte adequado para bateria.


Não entendi o porque do montante V2 precisar de gambiaras para instalar, pelo que eu saiba o mesmo é utilizado no SAKURA ZERO que é a versão TOP da versão "S". Não seria apenas um UpGrade??


Respondido!

Lucas Pek escreveu:
Sim Mujoo, para a montagem do montante v2. é necessário inverter os diffs ,assim como o lado da correia central, logo o suporte original, que é do lado de la, acaba encostando tanto na batera, quando no suporte (por isso limar), repare na foto o que fiz no meu, mesmo assim, como não fiz a gambi do camarada, tenho que utilizar 2 "enforca-gato" parasegurarcom mais segurança

Guh Killer escreveu:
... Outro detalhe é que se for usar o montante vertical V2 serão necessárias adaptações no compartimento ou vai ter que usar um "porta óculos"!!


Não sei qual a diferença do S para o "Pró" que no pró não tem esse problema.

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No Pro não há este problema pois o plate dele já é pra Lipo, e usa-se fita filamentosa para prender a bateria...

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pessoal,quanto ta saindo um sakura,da rcmart,ja com frete ? taxado e nao taxado ? eo valor em reais ? alguem pode me dizer ? obrigado

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