RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qui Out 13, 2011 6:21 pm 
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mzn3108 escreveu:
RCCRAWLER escreveu:
eu usava 3s com a relaçao original na minha slash 4x4 ( 13/54 ) mas o esc sempre super-aquecia e desligava, para resolver esse problema eu teria que voltar a usar 2s.


estou usando 19/54 2s e ta uma bala o carro !!!!!!!!!! estou com um cooler no motor e ele nem chega a esquentar, ta muito bom.

Qual motor vc usa?
Eu estou montando uma Slash 4x4 com um motor 3000KV com 2S e relação 13/54 (o pinhão 19T eu já encomendei mas não sei se chega ou quando chega). Com a relação original será que o carro vai ficar muito manso?


eu uso o combo original, o velineon com 3500kv.

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MensagemEnviado: Sex Out 14, 2011 12:09 am 
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Calculando velocidade teórica

Sei que deve ter isso em algum lugar deste ou de algum outro fórum mas vou postar umas continhas que resolvi fazer para calcular a velocidade teórica da minha Slash. Antes que estranhem, meu setup atual é onroad (pneus slick de buggy, EzRun 8.5T, ESC 60A, bateria 2S)

A) Coroa: 83

B) Pinhão: 23

C) Relação Coroa/Pinhão (A/B): 3,61 (significa que o pinhão tem que girar 3,61 vezes para que a coroa dê uma volta completa)

D) Relação do diferencial: 2,72 (significa que a cada 2,72 voltas do diferencia a roda dará uma volta completa

E) Relação final (C x D): 9,82 (a cada 9,82 voltas do pinhão, a roda dá uma volta completa)

F) Diâmetro do pneu (cm): 9,60

G) Perímetro do pneu (cm): 30,16

H) Bateria (Volts): 2S/7,4

I) Potência teórica do Motor (KV): 4.000

J) RPM do pinhão (H x I): 29.600

K) RPM do pinhão/Relação final (J/E): 3.015,59 (isto será o RPM das rodas)

L) Velocidade teórica (K x G / 0,0006): 54,57 km/h (o 0,0006 é para converter de cm/min para km/h)

Esta é uma conta *TEÓRICA*, ou seja, isto seria o pico de velocidade que meu setup alcançaria se não houvesse perdas por atrito com o solo, o ar, dissipação térmica, etc, etc, etc... . Entretanto, é possível calibrar este cálculo. Basta colocar um GPS no carro, estimar a discrepância do cálculo e usar esta diferença para cálculos futuros.

Não consegui relacionar a taxa de descarga da bateria, entretanto, acredito que isto seja mais importante para estimar autonomia do que velocidade do carro.

E ai?! Parece coerente?

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Carros: Slash 4x2 onroad, Slash 4x2 offroad, Tamiya TRF417X, Buggy Tekin/MBX6. Motos: Kyosho HOR e Venom GPV-1 Pro.

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687


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MensagemEnviado: Sex Out 14, 2011 1:05 am 
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Falta tambem colocar em consideraçao que e muito importante para a real aproximaçao da velocidade o efeito ballooning dos pneus que quanto mai rapido maiores eles ficam alongando a relaçao final

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Ai galera convido todos a participar do grupo do face RC Dunas
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MensagemEnviado: Sex Out 14, 2011 5:24 am 
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Fábio Alves escreveu:
Agora vou citar as pequenas modificações que deram certo...

A primeira é referente ao cooler, o pessoal já é conhecedor do tipo de GearBox do Slash...tendo uma certa dificuldade de encontrar um cooler que ficasse bom ali no pequeno espaço que sobra resolvi pedir um e tentar adptar, e deu certo com um trabalho bem simples.

Com uma micro-retífica retirei algumas partes das aletas defletoras para poder entrar no local sem perder muito material para não perder muito a troca de calor. Reparem que foi deixado um pequeno espaço para o passeio do motor, numa futura troca de relação, mas para quem usa relação fixa cortando só a parte necessária para encaixar já é o suficiente. Existe mais de uma opção de furos nas aletas para os parafusos permitindo a alteração sem perder uma boa fixação.

Segue o link do Cooler;
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... unner.html


As fotos;

Cara, tira uma dúvida minha..

To querendo por um cooler desse no meu motor tb, mas não sei como ligá-lo no esc, já que o espaço para isso está sendo usado pelo cooler do próprio esc.Li uma vez que tem algo tipo um "Y" pra adaptar dois conectores..Vc sabe alguma coisa a respeito, e também onde vende?
Mais uma vez parabéns pelo ótimo post!!
Abraço!!


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MensagemEnviado: Sex Out 14, 2011 7:32 am 
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FMB07 escreveu:
Falta tambem colocar em consideraçao que e muito importante para a real aproximaçao da velocidade o efeito ballooning dos pneus que quanto mai rapido maiores eles ficam alongando a relaçao final


Entendo... mas isso é fácil considerar. Basta alterar o diâmetro do pneu e consequentemente o perímetro do mesmo. No meu caso, como estou usando pneus slick, o balooning é praticamente nulo já que a banda dos pneus é mínima.

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MensagemEnviado: Sex Out 14, 2011 8:32 am 
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RodrigoPlusVita escreveu:
Cara, tira uma dúvida minha..

To querendo por um cooler desse no meu motor tb, mas não sei como ligá-lo no esc, já que o espaço para isso está sendo usado pelo cooler do próprio esc.Li uma vez que tem algo tipo um "Y" pra adaptar dois conectores..Vc sabe alguma coisa a respeito, e também onde vende?
Mais uma vez parabéns pelo ótimo post!!
Abraço!!

você pode comprar um cabo Y sim, acho que na hobbyking vende, ou você pode soldar o fio desse cooler no fio do cooler do esc, ou ainda você pode ligar o outro cooler no receptor

esses aqui usando como "gambiarra" vão servir:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _bag_.html
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MensagemEnviado: Sex Out 14, 2011 3:22 pm 
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RodrigoPlusVita escreveu:
Fábio Alves escreveu:
Agora vou citar as pequenas modificações que deram certo...

A primeira é referente ao cooler, o pessoal já é conhecedor do tipo de GearBox do Slash...tendo uma certa dificuldade de encontrar um cooler que ficasse bom ali no pequeno espaço que sobra resolvi pedir um e tentar adptar, e deu certo com um trabalho bem simples.

Com uma micro-retífica retirei algumas partes das aletas defletoras para poder entrar no local sem perder muito material para não perder muito a troca de calor. Reparem que foi deixado um pequeno espaço para o passeio do motor, numa futura troca de relação, mas para quem usa relação fixa cortando só a parte necessária para encaixar já é o suficiente. Existe mais de uma opção de furos nas aletas para os parafusos permitindo a alteração sem perder uma boa fixação.

Segue o link do Cooler;
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... unner.html


As fotos;

Cara, tira uma dúvida minha..

To querendo por um cooler desse no meu motor tb, mas não sei como ligá-lo no esc, já que o espaço para isso está sendo usado pelo cooler do próprio esc.Li uma vez que tem algo tipo um "Y" pra adaptar dois conectores..Vc sabe alguma coisa a respeito, e também onde vende?
Mais uma vez parabéns pelo ótimo post!!
Abraço!!


Rodrigo;

Para manter uma organização do chassis não recomendo que use cabo "Y", e assim ficar fios espalhados sem necessidade e também por ser mais seguro e conveniente vc conectar no receptor e não no ESC.
Junto do cooler já vem os cabos necessários para vc preparar para que use um canal livre em seu receptor, só irá mesmo precisar fixar um conector de servo para ser conectado diretamente em seu receptor, prestando atenção na polaridade.

Segue o link dos conectores usados mais comuns em servos e ESC's;

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... et%5F.html

Essa será a maneira mais prática para vc ligar seu cooler, não havendo nem a nessecidade de solda, pois, o conector é preso ao fio por pressão mantendo seu chassis totalmente clean.

Obrigado pelo elogio, no que poder ajudar não exite em perguntar.



Abraços

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Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

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MensagemEnviado: Sáb Out 15, 2011 3:05 am 
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Registrado em: Sáb Ago 06, 2011 4:15 am
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Fábio Alves escreveu:
RodrigoPlusVita escreveu:
Fábio Alves escreveu:
Agora vou citar as pequenas modificações que deram certo...

A primeira é referente ao cooler, o pessoal já é conhecedor do tipo de GearBox do Slash...tendo uma certa dificuldade de encontrar um cooler que ficasse bom ali no pequeno espaço que sobra resolvi pedir um e tentar adptar, e deu certo com um trabalho bem simples.

Com uma micro-retífica retirei algumas partes das aletas defletoras para poder entrar no local sem perder muito material para não perder muito a troca de calor. Reparem que foi deixado um pequeno espaço para o passeio do motor, numa futura troca de relação, mas para quem usa relação fixa cortando só a parte necessária para encaixar já é o suficiente. Existe mais de uma opção de furos nas aletas para os parafusos permitindo a alteração sem perder uma boa fixação.

Segue o link do Cooler;
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To querendo por um cooler desse no meu motor tb, mas não sei como ligá-lo no esc, já que o espaço para isso está sendo usado pelo cooler do próprio esc.Li uma vez que tem algo tipo um "Y" pra adaptar dois conectores..Vc sabe alguma coisa a respeito, e também onde vende?
Mais uma vez parabéns pelo ótimo post!!
Abraço!!


Rodrigo;

Para manter uma organização do chassis não recomendo que use cabo "Y", e assim ficar fios espalhados sem necessidade e também por ser mais seguro e conveniente vc conectar no receptor e não no ESC.
Junto do cooler já vem os cabos necessários para vc preparar para que use um canal livre em seu receptor, só irá mesmo precisar fixar um conector de servo para ser conectado diretamente em seu receptor, prestando atenção na polaridade.

Segue o link dos conectores usados mais comuns em servos e ESC's;

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... et%5F.html

Essa será a maneira mais prática para vc ligar seu cooler, não havendo nem a nessecidade de solda, pois, o conector é preso ao fio por pressão mantendo seu chassis totalmente clean.

Obrigado pelo elogio, no que poder ajudar não exite em perguntar.



Abraços


Obrigado mais uma vez Fábio..Quando tudo chegar e eu conseguir fazer todos os tramits eu falo se deu certo..O meu único problema vai ser a falência e os olhares da receita federal, pois comprar na hobbyking ta sendo igual a ir na padaria comprar pão...
valeu cara, grande abraço!!


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MensagemEnviado: Sáb Out 15, 2011 9:10 pm 
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galera,entrei pro clube, to com uma slash platinum.
andamos com 2s e com 3s só que com 3s soltou os safts traseiros a sorte foi que não quebrou só desmontou ,depois disso só ficamos andando com 2s,achei mais controlável e o carro sofre menos.
fotos:
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créditos da bolha para o meu pai :D


Editado pela última vez por henriquevph em Dom Out 16, 2011 10:29 am, em um total de 2 vezes.

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MensagemEnviado: Sáb Out 15, 2011 9:23 pm 
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belo carro, parabéns.
quanto aos shafts, eu estou para fabricar alguns em aço e inox.
Terá bem mais peso, mas em contra partida pode usa 6s que vai de boa XD

quando eu fizer ele vou colocar a venda no fórum
:drinks:

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MensagemEnviado: Sáb Out 15, 2011 10:15 pm 
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Ai parabens pela viatura :drinks:

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MensagemEnviado: Qui Out 20, 2011 3:13 pm 
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Qual amortecedor bom e barato pra colocar na slash? Minha idéia é gasta entre R$100,00 ~ R$180,00.
entortei 1 tempo atras e desentortei. andei esse find e entortou de novo. detalhe que os diafragma tão tudo ruim.

to pensando em um destes
http://www.rcmart.com/catalog/rc-damper-yeah-racing-100mm-buggy-2pcs-dp1007ti-p-25331.html
http://www.rcmart.com/catalog/rc-damper-yeah-racing-80mm-buggybigfoot-2pcs-dp1005ti-p-25329.html
ou
http://www.rcplanet.com/Venom_Alum_Front_Shock_Slash_p/vnr4139r.htm
http://www.rcplanet.com/Venom_Alum_Rear_Shock_Slash_p/vnr4140r.htm

se alguem tiver uns amortecedores em aluminio podemos negociar :drinks: :drinks:


---
edit

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MensagemEnviado: Qui Out 20, 2011 7:23 pm 
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Cara melhor custo beneficio seriao os big bore
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Ou vc pode por se estiver disposto a pagar mais os Big bore do vorza hpi ai e pra fechar o tempo 8)

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MensagemEnviado: Qui Out 20, 2011 7:39 pm 
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+1 Voto pros Big Bores, são baratos, o shaft nunca empenou, e tem movimento mais suave que os originais de plástico.

Os da venom parecem ser frágeis.

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MensagemEnviado: Qui Out 20, 2011 8:13 pm 
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acho que vou nos da rcmart... tão muito caros os big shore. e eu tava lendo que são bons para bashing, quero algo que seja mais para pista,mais estabilidade e com maiores ajustes.

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