Wally BH escreveu:
Bloquear o eixo significa que o eixo traseiro vai girar como um eixo rígido, ou seja, se uma das rodas estiver no ar, a força do motor estará toda na roda que está no chão e não fazendo a roda que está no ar girar em falso, como acontece com um diferencial normal. Pra trilha, isso faz toda a diferença, principalmente pro CC-01, que tem pouco curso de suspensão e as rodas ficam no ar com certa facilidade. A tocada fica mais precisa e vc não precisa ficar acelerando muito pra passar nos obstáculos. Isso minimiza muito as quebras e capotadas.
O kit do CC-01 só vem com as peças para blocar o de trás, mas é usual blocar a frente tb, pelos mesmo motivos descritos acima. Tem um esquema de blocar a frente com as planetárias que vc tirar do dif. traseiro. Se não me engano, vc coloca 2 planetárias que sobraram do traseiro entre as planetárias do dif. dianteiro. Assim, vc trava a atuação do diferencial, fazendo que ele funcione como um eixo rígido tb. Fiz isso no meu e já tem uns 3 anos que roda assim, sem problemas.
Pra ilustrar: neste vídeo, o verde está bloqueado só atrás e o amarelo e preto está com os 2 eixos bloqueados.
Wally, sem comentarios... Sensacional sua explicação.... Eu desmontei o diferencial traseiro e bloqueei conforme esquema do manual. O da frente eu apanhei até para entender o esquema apesar de ser simples pra caramba.... Eu nao entendia que as planetarias tinham que ficar travadas... Eu pensei que mesmo colocando uma planetaria entre as outras,ndeveria existir o movimento das engrenagens... Mas agora com sua explicação entendi que elas ficam travadas.... Mmmmmuito obrigado pela explicação Wally. Estou montando ele ainda, em breve eu coloco fotos aqui no forum, mas ja quero deixar minha percepção em relação a direção.... Vira pouco mesmo......
Um grande abraço.....