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MensagemEnviado: Sáb Mai 19, 2012 10:16 pm 
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Pessoal,
Bom dia/tarde/noite!

Seguinte...tenho uma dúvida safada que não quer me deixar em paz...
Quando comprei meu NT-10 (Nanda) , me recomendaram as baterias NiMH de 3000mAh 7.2V....
Então tenho 2 delas, e um carregador ONYX-100 com seletor de amperagem...
acho ainda que minhas baterias tem um runtime muito baixo....
creio que dê estourando uns 15 minutos de runtime....
O que eu faço?


Brigado! :D

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MensagemEnviado: Dom Mai 20, 2012 12:50 am 
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Quando carrega usa quantos C, e qual êh a armazenagem no final da carga.
Eu uso o eco6 com 1C de carga quando estou em local de uso e se for carga para o dia seguinte uso de 0,1 a 0,3C tipo overnight. Percebi que quanto mais lenta êh a carga, mais a bateria armazena, pois ela aquece menos e aumenta o rutile.

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MensagemEnviado: Dom Mai 20, 2012 11:29 am 
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Vou te falar o que eu falo pra todo mundo,
compre uma lipo e seja feliz.
Elas são menores, e vc pode colocar uma de grande amperagem
que ainda sim vai ser menor que muita Nimh da metade da amperagem dela...
A lipo segura mais a carga, e te dá muito mais punch (dá uma pesquisada e vê o que é kk),
pra ter uma lipo vc vai precisar de um Buzzer,
um carregador e balanceador de lipo (de preferencia com seletor de amperagem igual seu Onix),
e a própria bateria, é só medir o compartimento de onde vc coloca a bateria, e comprar uma lipo
que caiba, mas se cabe uma Nimh de 3000mah, pode meter uma lipo de 5000mah ai que vai caber tranquilo,
e te garanto que vc vai andar mais de 30 minutos, e sem perder muita força, como acontece com as Nimh, de vc estar andando, e a voltagem vai abaixando e vc vai perdendo velocidade. quando apitar o Buzzer (dá uma pesquisadinha também),
é só parar o carro e colocar pra carregar a bateria.

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MensagemEnviado: Qua Mai 23, 2012 5:28 am 
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Éee então eu vi que isso realmente acontece...o pessoal no domingo ficou rodando horrores com as Lipo e eu me fodendo com as NiMH...
Dava vontade de tacar na parede minhas NiMH...
perdi muito tempo carregando elas pra um runtime muito baixo...
o D.K., o parati me explicaram bastante sobre Lipo....como meu motor é latinha vou colocar um dissipador nele e vou chamar uma de 5000....me falaram também sobre o buzzer e a voltagem que ele é configurado e tal...

Fora que no domingo minha NiMH de 3000 carregou 3500 kkkk...deixei ela carregando em 3A......
então demorou cerca de 1h e 10 pra carregar tudo...agora imagina 1h e 10 carregando pra um runtime ridiculo de 15 minutos...
foda né?


Mas vou regularizar isso...
E comemorar andando bastante de lado xD
:machado:

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MensagemEnviado: Qua Mai 23, 2012 11:16 am 
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Como o João disse as lipo são melhores por 3 motivos: pesam menos, tem uma voltagem maior e uma descarga melhor que as nimh.
Que motor esta usando?
Pense que o valor das baterias 3000 ou 5000 êh como o tamanho do tanque de combustível de um carro, quanto maior o valor maior êh a energia armazenada e maior o runtime.
Único cuidado êh checar a temperatura do motor que deve ser até 70 graus para que o ima permanente não desmagnetize.

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Editado pela última vez por tek em Sáb Jul 14, 2012 6:13 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Qua Mai 23, 2012 12:01 pm 
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Pode chegar até 85ºC tek, mas não é bom deixar ele quase no limite...
uns 75~80ºC ta bom...
E eu não sei se sou só eu quem acha isso, mas as baterias lipos mesmo com a mesma amperagem
elas duram mais que as nimh, parece que o modo de descarregar é diferente...

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MensagemEnviado: Qua Mai 23, 2012 12:30 pm 
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João isso ainda não percebi, pq tenho uma lipo 5000 2s mas q não serve no mini Tamiya, outro dia numa nimh 3000 fiz uma carga overnight usando 0,1C e a surpresa foi uma carga de quase 5000, não sei se foi psicológico mas o runtime aumentou muito.
Já vi que a capacidade não aumenta tanto e que pode ser erro do carregador!

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MensagemEnviado: Qua Mai 23, 2012 6:37 pm 
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A NiMh original do meu HSP era de 1800mah,
e eu andava de 10 a 15 minutos com ela, e os ultimos
5 minutos ele já estava fraquinho, e com uma lipo 2S de 2200mah,
eu andava uns 40 minutos até o buzzer começar a apitar, acho muito runtime
pra poucos mah a mais...

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MensagemEnviado: Seg Jun 04, 2012 5:50 pm 
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Então, recentemente num dos encontros da galera no GEJU tive a oportunidade de conhecer o ilustre Parati87, que me vendeu uma IMAX B6...
Comecei a reparar em algo diferente do comum com as minhas baterias...
Creio que pela ordem natural dos processos se uma bateria é de 3000 mAh ela deveria carregar somente até 3000, ou até colocando aí uma margem de 10%, 3300 mAh....
Outro dia minha bateria bateu 3675 mAh carregando a 3A...demorou cerca de 1h...e o runtime dela melhorou...

Agora me pergunto...da ONYX para o IMAX, existe algum tipo de balanceamento de carga mesmo para baterias NIMH?
Pois achei muito engraçado isto...

Bom...Estou atualmente com um motor latinha RS540(Original), e ele esquenta muito, facilmente deve passar a marca dos 80ºC, transferindo uma boa parte deste calor pro ESC(OU não sei pelo meu nível de conhecimento se este aquece por natureza também)...E também porquê já tomei umas queimaduras na mão por causa dele :lol:

Não tomei vergonha na cara de comprar um dissipador ainda, mas isto tem me preocupado bastante...
Não vou fazer a pergunta de qual combo é melhor pra um Nanda pois não estou na parte do fórum correta...mas se puderem me ajudar posteriormente existe uma série de dúvidas com relação à escolha de motores e/ou combos que ainda me confundem bastante...

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MensagemEnviado: Seg Jun 04, 2012 6:23 pm 
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Danilo, vc deve estar forçando seu motor,
diminui um pouco o pinhão... e quanto a bateria
carregar mais que armazena, muita energia
dessa que o carregador envia, é dissipada em forma
de calor, então, esses 3650mah não é o que entrou na bateria,
e sim o que enviou, para saber ao certo a carga que a bateria tá pegando,
depois de totalmente carregada, vc faz a descarga, e o quanto descarregar, ai
sim é o que ela carregou...

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MensagemEnviado: Qua Jul 11, 2012 3:33 pm 
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Pessoal... troquei minha NiCd 700mAh por uma NiMh2000mAh e logo no início do runtime o carrin faz um barulho esquisito (parecia um RC V8... tipo "tchi tchi tchi"...rsrsrsrs... tá parece uma Ferrorama eu sei...), percebi então que o barulho vinha do servo que fica mexendo porém não o suficiente para mexer o sistema de direção. Logo quando a carga cai um pouco isso tudo pára, é normal?

Ah... meu carrin não é profi ok... é um MJX BMW Z4 1/10... (tive q cortar o gabinete da bat um pouco.. gambiarra mas ficou melhor que a 700)

Abraz!

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