cuidado com o lance da bateria. esc que tá especificado que usa 200A não quer dizer que vai consumir 200A. Isso depende do motor.
Postei la no clube do slash tbm. Por isso o combo velineon. A discussão era exatamente a mesma, minha resposta foi.
Citação:
usei por muito tempo baterias 2s e 3s de 5000mAh 20C o desgaste delas era o mesmo que qualquer outra bateria.
Vocês estão confundindo algumas coisas aí. Uma vez que dizem que é 40C isso só valeria para uma bateria de 5000mAh, uma vez que 5A x 40C = 200A que é a corrente que o vxl está especificado. Se fosse assim, alguém que use uma bateria de 3300 precisaria de uma descarga de 70C.
Porém não estão considerando que o MOTOR no caso velineon usa somente 65A constante e 100A peak/burst.
Ou seja o ESC nunca vai puxar 200A se ele só precisa fornecer no máximo 100
bom, porque as coisas esquentam?
Graças ao efeito joule (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Joule).
o que me leva a supor então que ou as baterias tem uma qualidade de material ruim, e assim muita resistência e as fazem esquentar, ou os números que vemos nas baterias não são tão precisos, ou ainda o esc/motor consome mais que o que está escrito.
o interessante é que esquentar não é anormal, ou seja, não tem nada de errado.
bateria incha porque forma gas dentro dela, quanto mais quente mais gas e vai inchar.
o lance é tentar não deixar ela esquentar de mais, ao meu ver sempre vai inchar, não importa se a bateria fornecer 400A ela vai esquentar e vai inchar.
Já viram video da lipo explodindo?? ela incha e explode, mas nem está ocorrendo descarga então porque incha? porque a carga errada faz ela esquentar e inchar. Façam o teste. Ande num calor fudido de 40°C e vejam como a bateria sai do carro. Depois ande com o mesmo carro num dia de 20°C.