RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 5:59 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 24, 2006 9:47 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O que que ele precisa isolar? Um fio não pode encostar no outro?

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 24, 2006 9:50 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

nao, senao entra em curto.... por isso q qdo o motor "frita" ele fica preto... o verniz queima e os fios se tocam

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"

Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 24, 2006 9:52 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Mas então nenhum dos fios do enrolamento pode encostar no outro?
É preciso dar uma volta e envernizar, dar outra volta e envernizar, dar outra volta e envernizar....?

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qui Mai 25, 2006 12:27 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Não Paulo, tem que usar um fio já envernizado específico para motores elétricos. Tem para vender em casas de materiais elétricos. Eu já comprei em uma assitencia técnica para máquinas elétricas da Makita mas usei para criar um atuador mecânico em um robozinho...
Enrolar é a parte difícil porque o fio tem que ficar bem distribuido e com a tensão correta. Depois tu junta só a extremidade dos dois (ou quantos winds tu for fazer). Normalmente não se usa solda nas extremidades mas eu acho que ela ajuda a melhorar bastante o contato. Só toma cuidado para não colocar demais para não desbalancear tudo.
Ah, falando em balanceamento, com certeza não é o mais adequado para altas rotações mas um jeito de se fazer um balanceamento bem "caseiro" é apoiando o motor sobre as pontas de modo que se possa gira-lo livre. Então se gira o motor devagarinho com o dedo e verifica se ele está pesando para subir ou se está disparando sozinho. Com isso o ponto mais pesado irá ficar para baixo e ali se pode retiar material ou se adiciona exatamente no outro lado, a 180°.
Não consegui me explicar direito mas nem sei se funciona para esses motores pequenos. Eu fazia isso para uma polia de uns 50 cm de diâmetro e funcionava bem mas a rotação máxima dela era 3000 rpm...

Título:
MensagemEnviado: Qui Mai 25, 2006 11:49 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
Muito doida a ideia...que tipo de material se adiciona na hora de balancear? Pode ser cola de pneu mesmo ou super bonder?

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Qui Mai 25, 2006 5:57 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Milton Belli escreveu:
qto ao balanceamento, sim o certo é balancear o induzido, que pode ser feito de duas formas básicas: adicionando ou retirando massa do corpo.

para adicionar, da pra usar massa epoxi tipo durepoxi mesmo, colocando umas bolinhas no induzido.
para retirar massa, tem q fazer furos na parte metálica do induzido, mas esse processo é mais perigoso pois se vc errar pode perder o induzido.

precisa também de algum aparelho próprio para balanceamento ou um manual, tipo um balanceador de hélice.

não é facil de fazer isso, não recomendo que se faça caso não tenha mta certeza do q fazer e como

"Uma corrida não se ganha na primeira volta, mas se perde"

Título:
MensagemEnviado: Qui Mai 25, 2006 6:19 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

tentei usando os fios que vinham...
resultado...não arrumei o que já estava ruim e acabei de "destruir" um motor de autorama velho...

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Qui Mai 25, 2006 11:35 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Isso daí é assim mesmo... Um dia a gente erra, no outro também... Mas de tanto levar paulada na cabeça eu acredito que uma hora tem que dar certo, basta insistirmos.
Eu tinha a mania de desmontar aqueles motores elétricos daqueles carrinhos que tinham milhares de luzinhas e andavam sozinhos para tudo quanto era direção. Nunca consegui montar um direito (mas eu tinha uns 10 anos) mas fiz uns barquinhos de isopor que andavam demais!!! hehehehehe (com os que eu não destruí... claro!).
O problema de se usar o fio que vem no motor é que quando tu desenrola ele tende a quebrar o verniz e na hora de enrolar é difícil manter a tensão e direção no fio.

Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 28, 2006 7:22 pm 
[Moderador]

Reenrolar um motor não é difícil, basta ter cuidado e paciência. Eu reenrolei dois latinhas aqui em casa, a princípio um Mabuchi com 10 voltas (agora está com 24 voltas, que tenho achado o número ideal) e um Johnson com 17 voltas.
Algumas conclusões:

*Reduzir o número de voltas aumentou (drasticamente) o RPM, talvez pelo simples fato do induzido ficar mais leve, mas senti uma perda considerável de torque do motor, ou seja, pouca arrancada, maior final;
*Usei os próprios fios que retirei com cuidado dos induzidos, o verniz do fio não quebrou na remoção;
*Um latinha vem originalmente com 30 voltas;
*O Mabuchi ainda deu para alterar o timing, pois o cabeçote dele é de plástico, mais fácil de lidar, inclusive furei o bloco e coloquei parafusos para facilitar a retirada e colocação do cabeçote e a alteração de timing;
*O Johnson é mais difícil de lidar pois o cabeçote é de metal, difícil de tirar e recolocar, mas dá para fazer;
*Deve-se lembrar de raspar o verniz do fio nos pontos de contato do fio com o coletor (não fiz na primeira vez, o motor, logicamente, não funcionou);
*Se possível, utilize um fio de bitola maior, envernizado. Fio duplo fica mais pesado;
*O número de voltas que eu achei a ideal para um latinha, após várias configurações, é de 24 voltas, o induzido tem que casar com o imã;
*Menos voltas, mais calor gerado: o motorzinho vira uma torradeira, fique ligado;
*Balancear o induzido é a melhor forma que eu achei de turbinar ele, é a que tem resultados mais palpáveis: um induzido que não vibra esquenta menos pois gasta menos energia para realizar trabalho. Balancear os induzidos é fácil: uma lâmina de barbear (daquelas antigas), quebre-a ao meio, crave-as numa mesa e apoie o induzido nelas, de forma que fique suspenso. O induzido vai pender para um lado; faça um pequeno furo na parte mais pesada (eu uso uma micro-retífica para isso) e vá testando até que ele não penda para lado nenhum. É possível fazer de outra forma, como adicionar peso na porção mais leve do induzido, mas eu acredito que retirar massa é melhor que adicionar massa, pois o objetivo aqui é, além de se suprimir as vibrações, tornar o induzido mais leve;
*Vale a pena colocar rolamentos: aumenta (e muito) o RPM, mas é um pouco difícil de encaixar no bloco do motor, tem que usinar;
*Ao enrolar, mantenha a tensão no fio para que ele fique bem justo no induzido: desenrolei um latinha de 30 voltas e refiz o enrolamento com o mesmo fio, colocando 33 voltas com ele, para se ter uma idéia. Aliás, o simples fato de se refazer manualmente um enrolamento melhor já dá um gás no motor, pois é possível dar as mesmas 30 voltas com menos fio, o que já torna o induzido mais leve e o permite atingir maiores RPM's;
*Enrole com calma, dispondo as espiras de forma organizada: você vai descobrir que a enrolação original é meio descuidada, vai conseguir dar mais voltas com menos fio;
*Amaciar motor na água? Não faria isso de jeito nenhum, e recomendo firmemente que não façam isso, pois, no mínimo, se corre o risco de ficar sem o motor, se não outro acidente mais sério. Existem outras formas de se amaciar (ou limpar, sei lá o que se pretende com isso...) um motor, embora eu mesmo prefiro amaciar no carro mesmo, rodando com ele. No mais, a maioria dos carvões já vem com um ângulo próximo do de aplicação, assentando-se no coletor em poucos minutos, não precisa inventar técnicas mirabolantes para isso;
*Um passe bem feito no coletor de vez em quando também é bom. Eu uso um buril de ourivesaria para isso.

Mexer no motor é bacana, vale a pena para que realmente gosta do hobby. Recomendo a todos que futuquem nos seus carros, é aí que está a diversão do lance. Qualquer coisa, estou à disposição.

helviolagares@hotmail.com

MensagemEnviado: Dom Ago 17, 2008 2:40 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

amigos, fritei um motor novo a alguns dias, por isso andei pesquisando aqui sobre enrolar motores e resolvi levantar esse topico. O motor está aberto já, como faço pra soltar os fios (a ponta do enrolamento) daquela parte onde fica preso perto do coletor?? Tem tipo uma chapinha prensando os fios, tem que desamassar essa chapinha pra soltar?? Estou perguntando pois parece ser fragil, estou com medo de quebrar a chapinha.

MensagemEnviado: Dom Out 19, 2008 1:59 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Ontem peguei um motor 12T e reenrolei com 10T. Liguei ele direto na bateria só pra ver se rodava e rodou tranquito.
Hoje ele nem dá sinal de vida. Desenrolei e enrolei de novo e nada.
Alguém pode dar um help?

Helis: Lama v4, Big lama, Belt CP V2, 4#6.

Título: Re:
MensagemEnviado: Dom Out 19, 2008 4:15 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

Agora funcionou.
Peguei fio de um stock e enrolei um motor 12T com 10T e segui a dia do Helvio (que tinha esquecido na primeira vez):
Helvio Lagares escreveu:
*Deve-se lembrar de raspar o verniz do fio nos pontos de contato do fio com o coletor (não fiz na primeira vez, o motor, logicamente, não funcionou);

Agora é só esperar o sábado e testar na pista.

Helis: Lama v4, Big lama, Belt CP V2, 4#6.

Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas