RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 9:40 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Mai 30, 2006 10:38 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Se eu colocar duas baterias em paralelo em um carro, além de aumentar o peso, eu teria algum problema? O tempo de corrida aumenta, mas traz algum dano aos equipamentos?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Mai 30, 2006 2:43 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Fernando escreveu:
Se eu colocar duas baterias em paralelo em um carro, além de aumentar o peso, eu teria algum problema? O tempo de corrida aumenta, mas traz algum dano aos equipamentos?

Acho que "dobraria" o punch do carro com certeza, mas não sei se o runtime iria aumentar muito!
E ficaria com medo de derreter os equipamentos com certeza!! :shock:

Falow,

Fernando - PANETO

Título:
MensagemEnviado: Ter Mai 30, 2006 6:39 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Que eu me lembre são poucos os speeds que aguentam, mesmo sendo em paralelo, tome cuidado!

Título:
MensagemEnviado: Ter Mai 30, 2006 7:56 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
Eu ja fi isso. Tinha duas bat de 1500. Adaptei uma cel em cada. Ficaram 2 bat de 7 cels em paralelo. Meu rc tava com motor peak 12x2. O rc ficou mais pesado mas na pratica continuou com a mesma performance de antes q tava com uma bat de 1500 com 7 cels. O runtime melhorou muito. Ficou parecido com o da minha bat atual (epic 3000, 7 cels). O unico inconveniente é q o speed tava queimando muito fusivel (speed mc210 cb,podrao) mas, nao sei pq, depois de algum tempo andando assim o speed parou de queimar e o rc continuava dando 60 km/h e fazendo zerinho facil na rua .
Na minha opiniao o speed e o motor passaram a esquentar um pouco mais mas nada q seja problematico. O q me dava mais problema eram as conexões, as vezes, dava mal contato. Mas depois refiz as conexoes e ficou ok.
valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Ter Mai 30, 2006 7:56 pm 
[Moderador]

Acredito que colocar baterias em paralelo não tenha muito problema. Ligando em paralelo, a tensão permanece a mesma, por isso não vejo como isso poderia prejudicar o speed ou o motor.

A vantagem é que a corrente máxima que a bateria pode fornecer teoricamente dobra, assim como o tempo da brincadeira (2 baterias de 1800 mAh em paralelo teriam o "runtime" de uma de 3600mAh).

O maior problema que eu vejo é o peso e espaço no carro e o excesso de fios. Mas poderia aparecer algum tipo de problema por causa da diferença entre a resistência interna das duas baterias, principalmente quando elas estivessem no final da carga.

Título:
MensagemEnviado: Sex Jun 02, 2006 12:47 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Isso que o Christian falou está correto, se vocês analisarem a grande maioria dos aparelhos eletronicos pede para não misturar pilhas de marcas diferentes e nem pilhas novas com velhas. Isso por causa da diferença de resistencia interna, taxa de descarga, tensão, e todos aqueles outros itens que vocês conhecem bem.
Mas colocar duas baterias identicas em paralelo não deveria trazer muitos problemas não... O que eu acho que aconteceu com o Germano é que ele sobrecarregou o ESC porque o MC 210 é indicado para motores até 18 voltas. :shock:
Agora me surgiu uma dúvida: o que influencia para o ESC uma quantidade maior de células? A corrente deverá ficar a mesma pois ela depende da taxa de descarga das células porém a potência do motor irá aumentar pois a tensão aumenta. Como o limite do ESC está ligado diretamente a corrente, que é o que pode torrar os componentes internos, o que uma tensão maior influenciaria? :roll:

Título:
MensagemEnviado: Sex Jun 02, 2006 8:30 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Felipe.Hil escreveu:
Isso que o Christian falou está correto, se vocês analisarem a grande maioria dos aparelhos eletronicos pede para não misturar pilhas de marcas diferentes e nem pilhas novas com velhas. Isso por causa da diferença de resistencia interna, taxa de descarga, tensão, e todos aqueles outros itens que vocês conhecem bem.
Mas colocar duas baterias identicas em paralelo não deveria trazer muitos problemas não... O que eu acho que aconteceu com o Germano é que ele sobrecarregou o ESC porque o MC 210 é indicado para motores até 18 voltas. :shock:
Agora me surgiu uma dúvida: o que influencia para o ESC uma quantidade maior de células? A corrente deverá ficar a mesma pois ela depende da taxa de descarga das células porém a potência do motor irá aumentar pois a tensão aumenta. Como o limite do ESC está ligado diretamente a corrente, que é o que pode torrar os componentes internos, o que uma tensão maior influenciaria? :roll:

O ESC pode vir a "reclamar" por causa da alta descarga de corrente... esta limitação de 18 voltas é referente a corrente máxima que um motor de 18 voltas consome. E colocando duas baterias em paralelo não influenciaria em nada a tensão, ela continua a mesma.

Falow,

Fernando - PANETO

Título:
MensagemEnviado: Sex Jun 02, 2006 3:05 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Christian escreveu:
Acredito que colocar baterias em paralelo não tenha muito problema. Ligando em paralelo, a tensão permanece a mesma, por isso não vejo como isso poderia prejudicar o speed ou o motor.

A vantagem é que a corrente máxima que a bateria pode fornecer teoricamente dobra, assim como o tempo da brincadeira (2 baterias de 1800 mAh em paralelo teriam o "runtime" de uma de 3600mAh).

O maior problema que eu vejo é o peso e espaço no carro e o excesso de fios. Mas poderia aparecer algum tipo de problema por causa da diferença entre a resistência interna das duas baterias, principalmente quando elas estivessem no final da carga.

Não seria bom misturar bateria de 180mAh com 3600mAh.
Mas misturar dois packs parecidos não tem problema. Se tivesse, não existiram packs não Matched.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Sex Jun 02, 2006 7:17 pm 
[Moderador]

fernando_paneto escreveu:
Felipe.Hil escreveu:

O ESC pode vir a "reclamar" por causa da alta descarga de corrente... esta limitação de 18 voltas é referente a corrente máxima que um motor de 18 voltas consome. E colocando duas baterias em paralelo não influenciaria em nada a tensão, ela continua a mesma.

Falow,

Fernando - PANETO

O limitante para o ESC é a corrente que passa nele. O "limite de motor" do ESC é calculado baseado na corrente máxima que passaria no motor especificado usando-se um pack padrão de 6 células (7,2V). Quanto menos voltas tem o motor, menor a resistência, e como I = V/R, maior a corrente para uma dada tensão.

Com mais células ligadas em série, a tensão aumenta, e consequentemente a corrente tb aumenta. Por isso, o limite de motor já não seria mais o mesmo. Teoricamente, pra usar 2 packs ligados em série, vc precisaria de um motor com a resistência 2x maior que a especificada para o ESC, para respeitar o limite de corrente.

Já se ligarmos os packs em paralelo, a tensão permanece a mesma, por isso o limite de voltas do motor tb não muda.

Título:
MensagemEnviado: Sex Jun 02, 2006 7:21 pm 
[Moderador]

prcg escreveu:
Christian escreveu:

Mas misturar dois packs parecidos não tem problema. Se tivesse, não existiram packs não Matched.

Não foi isso que eu disse. Disse que ligando 2 packs de 1800mAh em paralelo, vc teria uma capacidade (runtime) equivalente a um pack de 3600 mAh (2x1800).

Packs "matched" é outra história. Vc seleciona células com características parecidas, para que as mesmas carreguem e descarreguem do mesmo jeito. Assim, tem-se um pack mais eficiente.

Título:
MensagemEnviado: Sex Jun 02, 2006 10:42 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Bom, aí vai uma dúvida: Será que a corrente (ampéres)também não aumenta? Se aumentar, dependendo do conector ou mesmo da fiação pode derreter (lembro q derreti conectores tamiya com motor/bateria mais fortes) ou estou viajando na maionese? heh :roll:

Título:
MensagemEnviado: Sex Jun 02, 2006 11:49 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu ACHO que a amperagem é questão de consumo, ou seja, só ia puxar mais se o motor conseguisse puxar mais....

Como o motor é o mesmo, ACHO que não muda.... consequentemente não esquenta conector, etc

Agora, se colocasse um motor mais violento, com certeza torrava....

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jun 03, 2006 12:16 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Olha pessoal, até onde eu sei, a capacidade de descarga da célula de bateria é constante portanto se antes descarregava 30 A com 6 células vai continuar nos mesmos 30 A com 7 células ligadas em série. Em paralelo é outra história, aí sim teremos a corrente dobrada e mesma tensão...
Por isso eu não entendi a especificação de alguns ESC que falam que aguenta até 18 turns com 6 células... De tudo o que entendo de eletrônica (sou engenheiro mecatronico) não consigo encontrar um motivo para um ESC que suporta de 4 a 10 células aguentar motores 12 voltas em 6 células e mais voltas se estiver usando mais células.
Mas como estamos sempre aprendendo gostaria de saber a resposta! Com certeza deve haver um motivo porque senão o fabricante não especificava dessa forma.
Se alguem souber posta aí!!!

Título:
MensagemEnviado: Sáb Jun 03, 2006 4:26 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Christian escreveu:
prcg escreveu:
Christian escreveu:

Não foi isso que eu disse. Disse que ligando 2 packs de 1800mAh em paralelo, vc teria uma capacidade (runtime) equivalente a um pack de 3600 mAh (2x1800).

Packs "matched" é outra história. Vc seleciona células com características parecidas, para que as mesmas carreguem e descarreguem do mesmo jeito. Assim, tem-se um pack mais eficiente.

Christian, foi exatamnete isso que eu entendi. Eu quis dizer que uma coisa é colocar celulas de caracteristicas diferentes, como acnontece em packs não matched. Onde a diferença é tolerável.
Mas se voce ligar uma bateria de 1800mAh com uma de 3600mAh, as caracteristicas seriam completamente diferentes e isso sim, não seria legal.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Dom Jun 04, 2006 3:02 pm 
[Moderador]

Fernando escreveu:
Eu ACHO que a amperagem é questão de consumo, ou seja, só ia puxar mais se o motor conseguisse puxar mais....

Como o motor é o mesmo, ACHO que não muda.... consequentemente não esquenta conector, etc

Agora, se colocasse um motor mais violento, com certeza torrava....

É isso mesmo!

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas