fernando_paneto escreveu:
Felipe.Hil escreveu:
Isso que o Christian falou está correto, se vocês analisarem a grande maioria dos aparelhos eletronicos pede para não misturar pilhas de marcas diferentes e nem pilhas novas com velhas. Isso por causa da diferença de resistencia interna, taxa de descarga, tensão, e todos aqueles outros itens que vocês conhecem bem.
Mas colocar duas baterias identicas em paralelo não deveria trazer muitos problemas não... O que eu acho que aconteceu com o Germano é que ele sobrecarregou o ESC porque o MC 210 é indicado para motores até 18 voltas.
Agora me surgiu uma dúvida: o que influencia para o ESC uma quantidade maior de células? A corrente deverá ficar a mesma pois ela depende da taxa de descarga das células porém a potência do motor irá aumentar pois a tensão aumenta. Como o limite do ESC está ligado diretamente a corrente, que é o que pode torrar os componentes internos, o que uma tensão maior influenciaria?

O ESC pode vir a "reclamar" por causa da alta descarga de corrente... esta limitação de 18 voltas é referente a corrente máxima que um motor de 18 voltas consome. E colocando duas baterias em paralelo não influenciaria em nada a tensão, ela continua a mesma.
Falow,
Fernando - PANETO
O limitante para o ESC é a corrente que passa nele. O "limite de motor" do ESC é calculado baseado na corrente máxima que passaria no motor especificado usando-se um pack padrão de 6 células (7,2V). Quanto menos voltas tem o motor, menor a resistência, e como I = V/R, maior a corrente para uma dada tensão.
Com mais células ligadas
em série, a tensão aumenta, e consequentemente a corrente tb aumenta. Por isso, o limite de motor já não seria mais o mesmo. Teoricamente, pra usar 2 packs ligados em série, vc precisaria de um motor com a resistência 2x maior que a especificada para o ESC, para respeitar o limite de corrente.
Já se ligarmos os packs
em paralelo, a tensão permanece a mesma, por isso o limite de voltas do motor tb não muda.