Senhores, parece estar havendo uma certa confusão com os componentes. O post está longo (desculpas!), mas acho que esclarece algumas dúvidas.
Diodo é o "cilindro com duas perninhas", normalmente pretinho, e normalmente com uma listra de um lado. Ele tem polaridade, pode queimar se for ligado invertido, não precisa ser usado em todos os casos (consulte o manual do ESC, lá diz se precisa ou não, e qual é a polaridade certa a usar). Não pode ser qualquer diodo, tem que ser do tipo Schotky (é um tipo especial de diodo) que, como qualquer outro diodo (existem diodos retificadores, diodos de sinal, etc.), tem determinadas especificações, como tensão e corrente máxima. Agora, qual é o "valor" adequado, não tenho a mínima idéia, porque os fabricantes de ESC não dizem. Claro, eles preferem dizer "compre o diodo da nossa marca porque ele é melhor, blah, blah, blah"... Quase certeza de que pode-se descobrir isso na internet, mas eu nunca me dei ao trabalho de procurar.
Capacitores para motor são os disquinhos ou quadradinhos bonitinhos e pequeninhos com duas perninhas (palavras da minha esposa), podem ser de várias cores (o mais comum é cor de tijolo). Eles NÃO TEM polaridade, e se o carrinho utiliza ESC, devem ser usados SEMPRE (3 peças, ligadas da seguinte forma: 1 entre os dois terminais do motor, os outros entre cada terminal e a carcaça do motor). Carrinhos que usam speed mecânico podem dispensá-los (mas eu recomendo que se use).
Dificilmente um capacitor cerâmico em bom estado explode por abuso elétrico (a menos que sua tensão máxima seja absurdamente ultrapassada, o que é improvável num R/C). O que pode ter ocorrido é que o capacitor veio com defeito, ou que tenha sido danificado mecanicamente (uma pancada ou ralada).
Para repor, compre "CAPACITOR CERÂMICO DE 100 NANOFARADS" (ou 0,1 microFarad, que é a mesma coisa), não precisa se preocupar com a tensão, pois são fabricados para aguentar no mínimo 250V. Como custam muito barato (menos de R$ 1,00 cada) e quebram fácil, é bom comprar vários de reserva.
Finalmente, tem os capacitores eletrolíticos, que alguns ESC´s recomendam que se use, e tem até conector espcífico para ligá-los (o Novak Cyclone, por exemplo). São peças cilíndricas parecidas com células de bateria, porém tem "perninhas" que podem estar de um lado só, ou uma de cada lado. Estes TEM POLARIDADE (se trabalhar invertido, explode mesmo, que nem uma bomba), TEM VALOR DE CAPACIDADE (expresso em uF que é a abreviatura de micro-Farad) e TEM TENSÃO MÁXIMA DE TRABALHO (que não deve ser ultrapassada, pois também causa explosão). Os fabricantes de ESC´s, mais uma vez, não dizem qual é o valor adequado ("compre da nossa marca"), mas é possível descobrir isso em foruns (se interessar, o Novak Cyclone exige 4700uF, mas tem gente que troca por 6300uF ou mesmo 10000uF). Quanto a tensão de trabalho, recomendo usar pelo menos 16V (se não achar e quiser usar de 25V, 50V, 63V, tudo bem, mas quanto maior a tensão, maior o tamanho e peso).
_________________ Stampede XL5 Yokomo YR-4 M2-J Trinity Street Spec (sendo adaptado para drag racing) Tamiya TA02 (tomando coragem para andar com ele)
|