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MensagemEnviado: Seg Abr 28, 2008 9:24 pm 
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Senhores, parece estar havendo uma certa confusão com os componentes. O post está longo (desculpas!), mas acho que esclarece algumas dúvidas.

Diodo é o "cilindro com duas perninhas", normalmente pretinho, e normalmente com uma listra de um lado. Ele tem polaridade, pode queimar se for ligado invertido, não precisa ser usado em todos os casos (consulte o manual do ESC, lá diz se precisa ou não, e qual é a polaridade certa a usar). Não pode ser qualquer diodo, tem que ser do tipo Schotky (é um tipo especial de diodo) que, como qualquer outro diodo (existem diodos retificadores, diodos de sinal, etc.), tem determinadas especificações, como tensão e corrente máxima. Agora, qual é o "valor" adequado, não tenho a mínima idéia, porque os fabricantes de ESC não dizem. Claro, eles preferem dizer "compre o diodo da nossa marca porque ele é melhor, blah, blah, blah"... Quase certeza de que pode-se descobrir isso na internet, mas eu nunca me dei ao trabalho de procurar.

Capacitores para motor são os disquinhos ou quadradinhos bonitinhos e pequeninhos com duas perninhas (palavras da minha esposa), podem ser de várias cores (o mais comum é cor de tijolo). Eles NÃO TEM polaridade, e se o carrinho utiliza ESC, devem ser usados SEMPRE (3 peças, ligadas da seguinte forma: 1 entre os dois terminais do motor, os outros entre cada terminal e a carcaça do motor). Carrinhos que usam speed mecânico podem dispensá-los (mas eu recomendo que se use).

Dificilmente um capacitor cerâmico em bom estado explode por abuso elétrico (a menos que sua tensão máxima seja absurdamente ultrapassada, o que é improvável num R/C). O que pode ter ocorrido é que o capacitor veio com defeito, ou que tenha sido danificado mecanicamente (uma pancada ou ralada).

Para repor, compre "CAPACITOR CERÂMICO DE 100 NANOFARADS" (ou 0,1 microFarad, que é a mesma coisa), não precisa se preocupar com a tensão, pois são fabricados para aguentar no mínimo 250V. Como custam muito barato (menos de R$ 1,00 cada) e quebram fácil, é bom comprar vários de reserva.

Finalmente, tem os capacitores eletrolíticos, que alguns ESC´s recomendam que se use, e tem até conector espcífico para ligá-los (o Novak Cyclone, por exemplo). São peças cilíndricas parecidas com células de bateria, porém tem "perninhas" que podem estar de um lado só, ou uma de cada lado. Estes TEM POLARIDADE (se trabalhar invertido, explode mesmo, que nem uma bomba), TEM VALOR DE CAPACIDADE (expresso em uF que é a abreviatura de micro-Farad) e TEM TENSÃO MÁXIMA DE TRABALHO (que não deve ser ultrapassada, pois também causa explosão). Os fabricantes de ESC´s, mais uma vez, não dizem qual é o valor adequado ("compre da nossa marca"), mas é possível descobrir isso em foruns (se interessar, o Novak Cyclone exige 4700uF, mas tem gente que troca por 6300uF ou mesmo 10000uF). Quanto a tensão de trabalho, recomendo usar pelo menos 16V (se não achar e quiser usar de 25V, 50V, 63V, tudo bem, mas quanto maior a tensão, maior o tamanho e peso).

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MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2008 10:46 am 
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uma pergunta. pra que se usa isso?

outra. eu uso um esc que da interferencia em alguns pontos da pista. quando troco de esc, isso não acontece. estamos testando refazer as soldas, mas queria saber se um desses Capacitores ou Diodos ajuda a resolver este problema.

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MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2008 9:05 pm 
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Mais uma vez desculpas pela longa explicação...

Os capacitores cerâmicos resolvem problemas de faiscamento que criam interferência no rádio, e fazem com que o servo fique tentando se mexer sozinho, e o ESC fique tentando acelerar sozinho, quando o Rx não está recebendo sinal, ou seja, com os controles do Tx soltos. Num ponto da pista onde o Rx receba sinal mais fraco, a interferência causada pelo motor pode se sobressair ao próprio sinal enviado pelo Tx, provocando o problema que você tem notado.

Porque acontece com um ESC e não com outro? Alguns modelos de ESC tem supressores de ruído internos, outros não...

Então, boas providências a tomar no seu caso (e recomendáveis para todo mundo):

1) instale os capacitores cerâmicos no motor, ou, se já os tiver, troque-os, pois um deles pode estar danificado.

2) mude as posições do ESC, do Rx e do cabo da bateria no seu carrinho. Faça experiências com as posições, o ideal é que o Rx fique o mais alto possível, e que o fio da antena fique o mais longe possível do ESC e dos cabos da bateria, nunca cruzando-os. A maioria dos ESC´s tem recomendações sobre posicionamento em seus manuais.

3) Torça os cabos que saem do ESC e vão para o motor, fazendo uma trança. Isso ajuda a minimizar interferências.

4) Fazer as soldas sempre bem arredondadas, soldas com pontas funcionam como antenas que propagam ruído.

Quanto ao diodo Schotky, ele tem outra função: proteger o ESC contra corrente de retorno do motor.

Finalmente, o capacitor eletrolítico funciona como uma "reserva de potência", acumulando energia elétrica e descarregando-a velozmente para o ESC, nos momentos em que ele precisa de uma "dose" a mais (dá um "punch", em outras palavras). Mesmo que o ESC não exija, pode ser usado, ligue-o em paralelo com os cabos que vem da bateria e entram no ESC (cuidado com a polaridade!), e monte-o o mais próximo possível do ESC (colocar perto da bateria não resolve). Use um capacitor de 4700 uF / 16 ou 25V de boa marca (Siemens, Cherry e Hitachi são boas referências, mas não sei se ainda são encontrados com facilidade) e seja feliz.

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MensagemEnviado: Ter Abr 29, 2008 9:59 pm 
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Finck escreveu:
Mais uma vez desculpas pela longa explicação...

Os capacitores cerâmicos resolvem problemas de faiscamento que criam interferência no rádio, e fazem com que o servo fique tentando se mexer sozinho, e o ESC fique tentando acelerar sozinho, quando o Rx não está recebendo sinal, ou seja, com os controles do Tx soltos. Num ponto da pista onde o Rx receba sinal mais fraco, a interferência causada pelo motor pode se sobressair ao próprio sinal enviado pelo Tx, provocando o problema que você tem notado.

Porque acontece com um ESC e não com outro? Alguns modelos de ESC tem supressores de ruído internos, outros não...

Então, boas providências a tomar no seu caso (e recomendáveis para todo mundo):

1) instale os capacitores cerâmicos no motor, ou, se já os tiver, troque-os, pois um deles pode estar danificado.

2) mude as posições do ESC, do Rx e do cabo da bateria no seu carrinho. Faça experiências com as posições, o ideal é que o Rx fique o mais alto possível, e que o fio da antena fique o mais longe possível do ESC e dos cabos da bateria, nunca cruzando-os. A maioria dos ESC´s tem recomendações sobre posicionamento em seus manuais.

3) Torça os cabos que saem do ESC e vão para o motor, fazendo uma trança. Isso ajuda a minimizar interferências.

4) Fazer as soldas sempre bem arredondadas, soldas com pontas funcionam como antenas que propagam ruído.

Quanto ao diodo Schotky, ele tem outra função: proteger o ESC contra corrente de retorno do motor.

Finalmente, o capacitor eletrolítico funciona como uma "reserva de potência", acumulando energia elétrica e descarregando-a velozmente para o ESC, nos momentos em que ele precisa de uma "dose" a mais (dá um "punch", em outras palavras). Mesmo que o ESC não exija, pode ser usado, ligue-o em paralelo com os cabos que vem da bateria e entram no ESC (cuidado com a polaridade!), e monte-o o mais próximo possível do ESC (colocar perto da bateria não resolve). Use um capacitor de 4700 uF / 16 ou 25V de boa marca (Siemens, Cherry e Hitachi são boas referências, mas não sei se ainda são encontrados com facilidade) e seja feliz.


meu amigo. vc ja pensou em ser professor?

nossa, ja tinham me explicado isso varias vezes mas não conseguia entender o pq. agora. entendi totalmente!!! vou testar isso que vc ta falando. vou amanhã mesmo comprar um capacitor e colocar no motor. é ruim quando eu acelero e o esc fica tentando virar sozinho. quanto aos fios e tal. esta tudo como vc descreveu.

rosquiei os fios com uma chave de fenda fazendo eles ficarem tipo uma molinha. o fio da antena ta no tubinho que vai la pra cima do carro e o reciever esta em cima do servo, foi onde coube.

tem alguma especificação para o capacitor? algum numero sei la?

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 Título: Re:
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 1:04 pm 
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Finck escreveu:
Para repor, compre "CAPACITOR CERÂMICO DE 100 NANOFARADS" (ou 0,1 microFarad, que é a mesma coisa), não precisa se preocupar com a tensão, pois são fabricados para aguentar no mínimo 250V. Como custam muito barato (menos de R$ 1,00 cada) e quebram fácil, é bom comprar vários de reserva.

Finalmente, tem os capacitores eletrolíticos, que alguns ESC´s recomendam que se use, e tem até conector espcífico para ligá-los (o Novak Cyclone, por exemplo). São peças cilíndricas parecidas com células de bateria, porém tem "perninhas" que podem estar de um lado só, ou uma de cada lado. Estes TEM POLARIDADE (se trabalhar invertido, explode mesmo, que nem uma bomba), TEM VALOR DE CAPACIDADE (expresso em uF que é a abreviatura de micro-Farad) e TEM TENSÃO MÁXIMA DE TRABALHO (que não deve ser ultrapassada, pois também causa explosão). Os fabricantes de ESC´s, mais uma vez, não dizem qual é o valor adequado ("compre da nossa marca"), mas é possível descobrir isso em foruns (se interessar, o Novak Cyclone exige 4700uF, mas tem gente que troca por 6300uF ou mesmo 10000uF). Quanto a tensão de trabalho, recomendo usar pelo menos 16V (se não achar e quiser usar de 25V, 50V, 63V, tudo bem, mas quanto maior a tensão, maior o tamanho e peso).




:lol: :mrgreen:


Editado pela última vez por guix_hc em Qua Abr 30, 2008 1:09 pm, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: Re:
MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 1:08 pm 
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guix_hc escreveu:
Finck escreveu:
Para repor, compre "CAPACITOR CERÂMICO DE 100 NANOFARADS" (ou 0,1 microFarad, que é a mesma coisa), não precisa se preocupar com a tensão, pois são fabricados para aguentar no mínimo 250V. Como custam muito barato (menos de R$ 1,00 cada) e quebram fácil, é bom comprar vários de reserva.

Finalmente, tem os capacitores eletrolíticos, que alguns ESC´s recomendam que se use, e tem até conector espcífico para ligá-los (o Novak Cyclone, por exemplo). São peças cilíndricas parecidas com células de bateria, porém tem "perninhas" que podem estar de um lado só, ou uma de cada lado. Estes TEM POLARIDADE (se trabalhar invertido, explode mesmo, que nem uma bomba), TEM VALOR DE CAPACIDADE (expresso em uF que é a abreviatura de micro-Farad) e TEM TENSÃO MÁXIMA DE TRABALHO (que não deve ser ultrapassada, pois também causa explosão). Os fabricantes de ESC´s, mais uma vez, não dizem qual é o valor adequado ("compre da nossa marca"), mas é possível descobrir isso em foruns (se interessar, o Novak Cyclone exige 4700uF, mas tem gente que troca por 6300uF ou mesmo 10000uF). Quanto a tensão de trabalho, recomendo usar pelo menos 16V (se não achar e quiser usar de 25V, 50V, 63V, tudo bem, mas quanto maior a tensão, maior o tamanho e peso).




:lol: :mrgreen:


tks my brother!!

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 1:11 pm 
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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 2:09 pm 
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Finck escreveu:
Mais uma vez desculpas pela longa explicação...


Impressionante... :shock:

Parabéns pelo conhecimento e pela didática! :wink:

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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 2:35 pm 
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Gunz escreveu:
Finck escreveu:
Mais uma vez desculpas pela longa explicação...


Impressionante... :shock:

Parabéns pelo conhecimento e pela didática! :wink:


cara, eu tambem achei muito fo*a sua explicação,
nem o professor de fisica do anglo conseguiu mandar tao bem !


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MensagemEnviado: Qua Abr 30, 2008 3:26 pm 
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esses capacitores, fazem o motor perder rendimento? ou fica tudo na mesma?

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MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2008 11:57 am 
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Obrigado pelos elogios. Precisando, é só perguntar, é um grande prazer ajudar a galera simpática do forum!

Na verdade, eu dou aulas. Bom, mais ou menos...

Eu trabalho numa empresa de condutores elétricos (fios e cabos), a Wirex Cable, e, eventualmente, dou palestras sobre o tema para engenheiros e técnicos, além de ministrar treinamentos sobre eletricidade básica para leigos, então, acabei me acostumando a explicar as coisas de uma forma que as pessoas possam entender com facilidade...

Sobre o RENDIMENTO, se você está falando dos capacitores cerâmicos, o rendimento do motor deve melhorar um pouquinho, pois há menos "desperdício" de energia, além disso, a durabilidade das escovas e do coletor melhoram muito, pois o faiscamento que ocorre sem os capacitores vai "comendo" o metal com o tempo.

Já os capacitores eletrolíticos, em teoria, aumentam o punch, mas pode ser que, quando usados com alguns modelos de ESC´s, não haja melhoria perceptível. Como os eletrolíticos são meio pesadinhos, tem que experimentar para ver se o ganho compensa o acréscimo de peso. São baratos, se comprar e não gostar o prejuízo é bem pequeno.

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MensagemEnviado: Qui Mai 08, 2008 3:56 pm 
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eu tenho uma pergunta que acho que não foi respodinda
pelo menos eu não vi

onde e como eu soldo os capacitores no motor???

se alguém puder me dizer estarei comprando eles no final de semana
e outra coisa tem alguma marca desses capacitores que vão no motor que seja boa ou melhor que as outras??

abraçossss

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MensagemEnviado: Qui Mai 08, 2008 7:42 pm 
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japan_rc_drifters escreveu:
eu tenho uma pergunta que acho que não foi respodinda
pelo menos eu não vi

onde e como eu soldo os capacitores no motor???

se alguém puder me dizer estarei comprando eles no final de semana
e outra coisa tem alguma marca desses capacitores que vão no motor que seja boa ou melhor que as outras??

abraçossss

Japa, é assim, são 3, um entre o positivo e negativo do motor, um com um lado no polo positivo e o outro lado na carcaça e o ultimo com um lado no polo negativo e o outro na carcaça, entendeu?

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MensagemEnviado: Qui Mai 08, 2008 9:23 pm 
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bom, xo tentar tirar uma duvida...
acabei de pegar mei ESC, e veio com 3 capacitores, segue fotinho...

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e pelo que entendi a ligacao dele seria assim ( desculpe pelo desenho, nunca fui bom nisso :P ):

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explicacao: um ligando + do motor e carcaça do motor, outro no - e carcaça do motor e o outro ligando os dois + e -
tá certo isso né?

agora minha pergunta de iniciante:P
meu motor é um latinha

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como sei qual é o positivo e qual o negativo? :P
a unica diferenca é que no fio amarelo ele tem uma borrachina preta em volta... como se fosse um termo retrátil e no verde não

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Tópico de referências.


Editado pela última vez por Fabio_Floripa em Qui Mai 08, 2008 9:33 pm, em um total de 2 vezes.

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MensagemEnviado: Qui Mai 08, 2008 9:26 pm 
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Segundo li em algum lugar do forum, cores quentes indicam polo positivo e cores frias o polo negativo. Ou seja: amarelo - polo positivo e verde - polo negativo. Um abraço.

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Emilio
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