Isao_TKR escreveu:
Finck veio adicionar um pouco de cultura ao fórum
Valeu, rapaz!
Imagina, eu estou aprendendo muito mais do que ensinando!
Sobre o motor latinha, tem o lance do "quadradinho" na carcaça também,não tem? Eu lí em outro post que o terminal mais próximo do quadradinho é o positivo.
Japan, os capacitores cerâmicos não tem nenhuma marca "boa", qualquer uma serve. Preocupe-se apenas com o valor, 100nF (é o recomendado em todo lugar, mas não sei o que acontece se for usado outro valor).
Sobre a solda:
- Não esqueçam de lixar o local antes, senão a solda não pega. Lixa de unha vai bem. Se não tiver lixa, vale dar uma raspada com faca ou estilete, o importante é deixar o local bem áspero. Usem pasta ou fluxo p/ solda, ou comprem solda para eletrônica, que já vem com fluxo.
- Não tentem soldar com ferro com menos de 60W, pois não conseguirão fazer a solda na carcaça. A solda fica "fria", quebradiça, e o resultado disso é pior do que não instalar os capacitores. Tentem fazer soldas sempre arredondadas (lembrem da estória da "antena").
- Não demorem muito para soldar, os capacitores podem sobreaquecer. Para evitar isso, usem um alicate de bico para segurar o lide ("perninha"), dessa forma o calor do ferro de solda é dissipado no alicate, e não chega no corpo do componente.
- É melhor fazer assim: prendam o motor de alguma forma (uma morsa ou torno de bancada é ideal, mas cuidado para não apertar demais), encoste a ponta do ferro no local previamente lixado, e encostem o arame de solda ENTRE a ponta do ferro e a carcaça. A solda fluirá melhor assim. Aí é só aquecer o local novamente com o ferro, e quando a solda derreter, encostar o lide do componente. Tire o ferro, e espere alguns segundos antes de soltar o componente, para a solda esfriar.
- Se a posição permitir, tentem fazer um único ponto de solda na carcaça, soldando juntos os lides dos dois capacitores "laterais". É um ponto a menos de solda para fazer, e evita ainda mais as interferências (mas se não for possível, não tem muito problema).
- Alguns motores Modified vem com um terminal em um dos parafusos que prendem a tampa na carcaça. Este terminal serve justamente para soldar os capacitores. Para outros motores cuja tampa é parafusada, mas que não tem o tal terminal, pode-se improvisar usando um pedacinho de lata, cortado na forma de uma "arruela com uma aba". Assim evita-se ter que fazer solda na carcaça do motor. Ou pode-se fazer um "anel" com o lide do capacitor e prendê-lo no parafuso (mas convenhamos, isso é um serviço porco).
Para terminar, antes que alguém pergunte, é bom avisar:
NÃO ENTENDO NADA DE BRUSHLESS. Não sei se precisam de capacitores, não sei o que acontece se forem instalados, e não me responsabilizo por nenhum problema que venha a ocorrer com este tipo de motor se alguém tiver a idéia de instalar os caps. Para Brushless, recomendo seguir estritamente as instruções do fabricante.
Abraço!
Finck