Tirando a parte eletrônica (rádio, receptor, speed, servo, motor), as partes mais caras do carro costumam ser os diferenciais, os amortecedores e os rolamentos. Pra não ter nenhuma surpresa desagradável, é bom verificar estas peças antes de comprar um usado, pois se tiver que trocar alguma delas, pode estar certo que vai sair caro (em relação ao preço do carro). Já pecinhas de plástico (bandejas, torres, bumpers, ball cups, etc), parafusos e pinos são relativamente baratos.
Agora como saber se essas peças estão boas ou não é mais complicado, principalmente se vc é iniciante, mas pra vc ter uma idéia de como fazer uma avaliação rápida, tente ver o seguinte:
- Diferenciais: segurar uma roda e girar a outra, e ver se o diff está girando suavemente, ou seja, não está travando em nenhum ponto, nem dando nenhum "estalo". O fato dele estar mais duro ou mais mole pra virar não tem tanto problema, pois isso é mais questão de ajuste.
- Amortecedores: ver se não tem vazamento de óleo nos amortecedores, se os eixos não estão tortos ou muito riscados, e comprimir e estender eles pra ver se não estão "travando" em nenhum ponto.
- Rolamentos: esses são um pouco mais complicados, pois tem vários no carro todo, mas onde der pra testar, é bom ver se o rolamento está girando livremente, sem travar e sem fazer nenhum "estalo".
Mesmo vendo tudo isso, ainda pode ser que vc acabe tendo que gastar uma grana pra deixar um carro usado em bom estado, mas pelo menos vc diminui a chance de ter surpresas desagradáveis...
|