RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 12:43 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 3:05 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Olá amigos!!

estou com um probleminha que pode custar a vida de minhas lipos.. :? :( :?

é o seguinte..hj andei com 2 baterias 3s 2200 11,1v paralelas..é o capeta em pessoa!! :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

só que,qdo eu ligo o Esc pra lipo(luz verde) ..ele fica um animal e tal..só que depois de andar um pouco,qdo vou dar uma olhada no esc,a luz vermelha tá piscando!..dai eu desligo tudo,ligo de novo com a verde acesa e depois de andar um pouco a vermelha começa a piscar de novo! :?: :?:

e eu nao sei como o cutoff trabalha..se ele corta de uma vez ou se "vai parando"..aqui aconteceu de de uma hora pra outra "foi parando e dando uns soquinhos.. e nao parou de funcionar de uma vez..

alguem pode me dizer o que acontece? se é assim mesmo ou tá dando algum pau..

valeu amigos!!! :drinks: :drinks:

Editado pela última vez por topolino em Dom Nov 02, 2008 11:48 am, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 4:19 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

O meu cutoff funciona assim, começa a dar os soquinhos enquanto pisca o led do cutoff numa certa velocidade. Logo depois ele começa a piscar mais rápido e corta totalmente a aceleração e freio (a direção ainda funciona nesse caso).
Ontem só em ficar programando o ESC perdi uma lipo de 8000.

MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 4:44 pm 
Novo no Fórum

Se as baterias não estiverem aguentando a corrente que o motor puxa, a tensão desce (enquanto a corrente ta alta)
e isso pode ativar o cutoff. Não sei como funciona o Cutoff da traxxas.
Ja ouvi falar em alguns que voce pode alterar a tensão de cutoff
Se voce aumentar protege mais as baterias, o carro para um pouco antes, e o cutoff pode ser ativado antes da carga da bateria estar realmente acabando durante as arrancadas

Se voce diminuir, voce arrisca as baterias, o carro anda até mais perto do final da carga da bateria e talvez mas que até o final!! e fica mais dificil ativar o cutoff nas arrancadas.

Se voce souber qual o seu motor, qual as baterias da pra ter uma idéia do que ta acontecendo.
talvez alguém que conheça mais que eu possa falar melhor...

MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 4:52 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Valeu!! meu motor é velineon tb..tudo original..

entao mesmo a luz vermelha piscando é normal? pq o manual diz que ser for pra lipo tem que ser a luz verde...pus pra recerregar as baterias e estao normais..acho que o cut off funcionou bem..mas o que me preocupa é a tal da luz vermelha piscando...

abraçoo

MensagemEnviado: Sex Out 17, 2008 5:10 pm 
Novo no Fórum

Talvez essa seja uma boa pergunta pra voce procurar ou fazre no site da traxxas.
Se voce fala ingles fica fácil.
Talvez até tenha no site deles isso já

até mais!

MensagemEnviado: Dom Out 19, 2008 7:54 pm 
[Moderador]

Images: 0
manda uma mp pro Thobias ( de Brasilia) ele tem um e anda com todo tipo de lipo e ja vi ele configurando o esc dele na pista varias vezes.

qualificações
viewtopic.php?f=3&t=8083

Personal album

MensagemEnviado: Qui Out 23, 2008 10:21 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Eu estou com a mesma duvida, tenho uma stampede VXL e estou para comprar uma lipo 3s, queria saber como programa o ESC, pois andei com umas nimh e tinha umas com problema, que começava a pistar a luz vermelha , andar até andava, vc desligava e ligava e ficava verde, mas era só dar um pau que voltava a piscar, ou seja as baterias estavam ruins, mas e com a lipo, pode andar com a luz piscando vermelho?

3s 25c 2500mah

MensagemEnviado: Qui Out 23, 2008 4:24 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

topolino mandei uma mp para o Thobias e ele prontamente me respondeu e me ajudou muito, olha a resposta sobre a luz piscando....

""Se o seu ESC já está ligando e a luz ficando verde, vc já pode usar Lipo tanto 2s quanto 3s ele faz a seleção automaticamente. Mas quando ele ir para a luz vermelha e piscante vc deve parar imediatamente para nao dar problema com a Lipo.""

E sobre a minha duvida de como configurar o ESC VXL-3s tambem vou postar aqui o que o Thobias me passou, tem no manual mas não dá para entender um trecho, eu pelo menos não entendi...rs

""As baterias de NiMH variam a voltagem quando estão sendo "exigidas", por isso o cut-off entra em ação. Já as baterias de Lipo mantém a voltagem e a amperagem até chegarem muito próximas do final.
Para desativar o Cut-off faça o seguintes passos:

1 - Ligue o rádio
2 - Ligue o ESC
3 - Após o ESC ligado, pressione novamente e segure por 10 segundos (se eu nao me engano, pode ser mais) até ouvir um som "Decrescente". Durante esse tempo que vc ficar pressionando ele vai ficar vermelho, apagar, e após os Som a luz vai ficar vermelha.
Pronto, seu esc está sem o Cut-off.
Para reativá-lo repita os passos. A unica diferença vai ser que o som vai ser "crescente" e a luz voltará a ficar verde.
Importante: Vc tem que ligar e depois fazer isso. Se vc ligar e ficar com o botao pressionado, vai ser outro tipo de configuração.... """by Thobias

3s 25c 2500mah

MensagemEnviado: Qui Out 23, 2008 4:42 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Valeu!! configurar ate que eu sei..tem um video na pg da traxxas que ensina..

o problema é saber qdo a luz vermelha pisca..ja que pra ver,tem que tirar a bolha...e se vc ta andando.como é que dá pra saber...

vou fazer o seguinte..vou usar sempre a mesma bateria ate o cutoff acionar..e o carro parar...e ir carregando e usando até ver no que dá...se em umas 10 ou 20 cargas nao acontecer nada com elas,daí começo a usar as outras..

ser for tudo ok,ou nao,eu coloco aqui o resultado..se torrei ou nao minhas preciosas lipos!!

abraçao

e vamos aguaardar pra ver..

cidao

MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 10:24 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

topolino, alguma novidade das lipos?
Pois hoje chegou a minha lipo 3s 25c e 2500mah, e andei uns 5 a 10 minutos no gás e começou a piscar o led vermelho....ai o esc diminui a velocidade da stampede, fica tipo uns 50% mais lenta, ai a duvida pode andar assim ou não?
Acho que acontece o que falaram ai em cima, quando ele é exigido muito ele precisa de mais corrente e abaixa a tensão e o esc reconhece que esta baixo e aciona o cutoff.....pois eu medi a lipo e estava dando os 11.4v, ai vc liga a stampede e ela volta a andar normal, ate dar um gas novamente e começar a piscar.

3s 25c 2500mah

MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 10:42 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

MDIANA escreveu:
Pois hoje chegou a minha lipo 3s 25c e 2500mah, e andei uns 5 a 10 minutos no gás e começou a piscar o led vermelho....ai o esc diminui a velocidade da stampede, fica tipo uns 50% mais lenta, ai a duvida pode andar assim ou não?
Acho que acontece o que falaram ai em cima, quando ele é exigido muito ele precisa de mais corrente e abaixa a tensão e o esc reconhece que esta baixo e aciona o cutoff.....pois eu medi a lipo e estava dando os 11.4v, ai vc liga a stampede e ela volta a andar normal, ate dar um gas novamente e começar a piscar.

Isso pra mim é cut-off, deve parar de andar e carregar a pack... 2500mAh é bem pouco hehe

MensagemEnviado: Sex Out 31, 2008 7:27 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

alekimura escreveu:
MDIANA escreveu:

Isso pra mim é cut-off, deve parar de andar e carregar a pack... 2500mAh é bem pouco hehe

Então, eu tambem acho que é isto, os 2500mah ser pouco para a stampede, mas e por que a lipo continua com 11,4v, colocamos no carregador e estava com 3,8v cada celula? E como eu disse, deu umas 8/10 voltas de uns 50 metros no gas....ai vc desliga e liga e ele anda na boa por um tempo novamente.

3s 25c 2500mah

MensagemEnviado: Sex Out 31, 2008 11:11 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

ola amigos!!

OK..mas nao sei se pode ser o cut off... o cut off nao corta a energia fornecida qdo entra em açao? pq eu uso 2 baterias paralelas de 2500 e pouco tempo andando a luz ja deixa de ser verde..mas continua dando energia...nao corta nao!! só pisca em vermelho..
e eu ando até ficar com medo de perder as baterias,dai eu paro..ou seja,ando uma meia hora e desligo..

é que as peças do meu 1/8 ainda nao chegaram e o 1/10 ta quebrado pra variar..mas assim que um deles estiver OK,vou pegar um par de baterias e vou até o fim pra ver o que acontece..se o cut entra em açao ou se torro as baterias..acho que só assim pra saber!!

entao,se a duvida persistir,aguardem um pouco que vou resolver isso "na marra" :mrgreen:

a boa noticia é que chegou hj 4 baterias por 128,80 USD!!! ou seja se fossem compradas aqui daria pra comprar 1 bateria com essa grana!! bendita RCmart :drinks:

abraçao!!

cidao

MensagemEnviado: Dom Nov 02, 2008 11:46 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

aí galera, aqui tem o "codigo" das luzes do Velineon..ESC vxl3

Luz Verde,.. o detector de baixa voltagem esta ligado (para todas os tipos de baterias NiMH ou NiCad ou LI-PO )

Luz Vermelha,...o detector de baixa voltagem esta DESligado (somente para NiMH ou NiCad)

Luz Vermelha piscando rapidamente ,... (que eu acho que isso é que deixa todo mundo em duvida!) isso acontece qdo o motor esta com menos força que o normal e o ESC está muito quente..entra no estagio 1 de proteçao termica..para protejer o motor e o ESC de superaquecimento devido a descarga muito grande de corrente... mas se o motor nao tiver mais força e o ESC estver quase "torrando" o estagio 2 entra em ação e desliga o ESC..
daí é só esperar esfriar que volta a funcionar normalmente :D

Luz Vermelha piscando lentamente ,...(com o Cut Off ativado) ... qdo o ESC detecta que a carga da bateria esta chegando proximo ao minimo recomendado para baterias de LI-PO a luz vermelha pisca lentamente e a força (aceleração)cai para 50% ..e qdo a voltagem da bateria temtar cair abaixo do minimo seguro,o ESC desligará o motor automaticamente e a luz do ESc continuará piscando devegar..e vai ficar assim até que a bateria seja trocada..

Luz verde e vermelha piscando alternadamente..esse é o modo de proteção para voltagens muito altas..ATENÇÂO!! nunca coloque baterias com mais de 20 volts ou o ESC vai torrar!! o fail safe dele aguenta até 20 volts.. mas o maximo permitido para um bom funcionamento são 12,6 volts!!!

Luz verde piscando,... o ESC está indicando que o trim do acelerador está fora de posição..coloque ele no "zero' que a luz para de piscar..

:bruce: Então é isso!! :bruce:

eu até fiz um video mostrando a "reação" do ESC e da aceleração para melhor entendimento,mas nao consegui postar no you tube nem sei pq..mas acho que por esse tuto dá pra entender...

Espero ter ajudado..

um abraçooo
cidao

MensagemEnviado: Seg Nov 03, 2008 7:17 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Valeu Topolino, agora vou ficar de olho nas piscadas...rs, antes eu só via que piscava vermelho e não reparava na frequencia...vamos ver quanto tempo vai durar agora, só que antes preciso de um carregador de lipo. :?

3s 25c 2500mah

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas