Eu comprei um Xeme pro a uns 4 meses atrás, quando estava retornando pro hobby, caí na tentação de ter um carro com várias peças em alumínio, esc e motor brushless e um rádio FM. Dia 1: Tirei da caixa e já percebi as folgas entre os hinge pins, ball ends e peças plásticas(bandejas, sistema de direção e etc), além de um vazamento nos 4 amortecedores. A tampa dos amortecedores é composta de um anel rosqueado de alumínio e um topo de plástico com um chapéu de borracha, como nos HPI pro. Porém não consegui aperto suficiente para que o topo plástico com a borracha se fixassem bem entre o corpo do amortecedor e o anel de alumínio e estancassem o vazamento, olha que as partes de alumínio travaram entre si, porém o topo de plástico insistia em ficar "solto", causando vazamento. Não pensem que foi fácil tirar a tampa de alumínio do corpo do amortecedor, as partes são lisas, tentei colocar uma borracha e prender o corpo numa morsa, mas quando eu girava a tampa, o corpo girava junto, até eu apertar demais a morsa e empenar o corpo do amortecedor, o alumínio é fino e vagabundo. Tive que retrabalhar todos as partes rosqueadas dos amortecedores para que conseguissem um aperto necessário entre as peças rosqueadas de alumínio e assim conseguir aperto para o topo de plástico e a borracha e assim vedar o amortecedor. Mesmo assim as tampas de plástico inferiores que seguram os o-rings, duas delas estouraram... Foi muito difícil e olha que já montei muito amortecedor na vida... Dia 2: Carreguei a bateria e fui para a pista, reparei na pequena interferência que fazia com que o carro desse umas aceleradas quando devia ficar parado, mas quando o carro se afastou uns 15 metros ele parou, depois de vários testes, concluí que o rádio não funciona além dessa distância, e mal antes dela, porque peguei um Futaba AM antigo que eu ainda tinha e os "glinches" desapareceram. Dia 3: Levei o carro de novo para a pista, com poucas voltas os pneus estavam muito gastos e rodas trincadas (não bati nem encostei em nada, juro...), o vendedor garantiu que a bateria (2000 mah 20C 3S) durava 30 min. porém com aprox. 7 min o carro diminuiu o ritmo, quando parei para ver a bateria tinha inchado, e olha que disseram que o ESC tem cut-off para lipo (ele não tem ajuste nenhum, de acordo com o manual tudo é automático). Comprei uma bateria 4000mah 20C 3s. Tive que comprar um carregador decente pois esses de parede para Lipo são bombas relógio. Dia 4: Fui para outra pista tentar andar com o carro, como me disseram que ia ter corrida, passei lá no final da tarde com intenção de testar depois das corridas, mas quando cheguei ainda faltavam poucos minutos para final de elétricos, me convenceram de participar pois um dos competidores estava com problemas no carro, me deram uns pneus usados Alpha e participei da corrida. No final dos 10 minutos de corrida, percebi o cardâ e 2 dogbones empenados, masmo sem encostar em nada. Como não estava satisfeito com o chassis, acabei comprando um HPI pro4, com os dois em mãos, percebi que a qualidade do cardâ de alumínio e do aço do dogbone do Xeme HSP são péssimas, pois eu entortava e desentortava o cardã com a mão, e o do HPi é muito difícil, para não dizer impossível com as mãos. O mesmo eu posso falar dos dogbones de "aço", eu os desempeno com o alicate como se fossem um arame mais grosso. Olha que os MIPs do HPI são de alumínio usei muito mais que o XEME, e até agora não empenaram. Outra coisa, o carro não pega acerto, as balanças de plástico mole não dão acerto de cambagem( entre outros), e os pneus sempre gastam o lado de fora (tentei colocar o máximo de cambagem e não consegui. Isso ainda gerou outro problema, quando a suspensão trabalha, o dogbone fica apertado entre os copos e trava o carro.) Tentei aproveitar o esc/motor no Pro4, mas os "3800kv" não superavam o velineon de KV menor do Thobias, o esc não tem ajuste nenhum de freio, drag brake, punch e etc. Conclusão: Para ter como primeiro RC somente para quem não possui consultoria sobre carros usados melhores e mais baratos, o que não é o caso do pessoal daqui do fórum. Para fazer um upgrade e gastar R$600 a mais, melhor comprar um HPI pro2 por R$200 como já vi tantos anunciados por aqui e ser mais feliz, com peças de carbono, alumínio de melhor qualidade. Se for para gastar pouco, eu ainda compraria um Stock 27 T desses que o pessoal anuncia por aqui, porque eu estava virando praticamente o mesmo tempo com um stock comparado a esse motor e esc Novatech com 2S. A única ressalva é que para primeiro carro, as peças plásticas moles suportam mais porrada, e acabam fazendo o carro durar mais para os iniciantes, mas ter que desmontar o carro toda vez para desempenar cardã e dogbones acho que não compensa, o ideal é colocar um motor fraquinho e vender para quem não pretende competir, somente brincar com o filho na rua. Foi isso que fiz e fiquei feliz quando passei para frente esse carro. Ainda tive o prejú da bateria e do rádio que não presta nem para peso de papel.
|