RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 3:00 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 11:27 am 
[Moderador]

Opa, eu não afirmei isso, não vai abrindo motor e mexendo em ímã não, ein?
Não tem a menor necessidade de abrir o motor pra mexer nos ímãs, não tem o que fazer ali. O G20 então, é lacrado estilo latinha, pra abrir tem que forçar tudo, e não precisa abrir, não tem que abrir nada, que não tem o que fazer ali dentro.
O que eu afirmei foi para motores modified ou com timming ajustável, que são motores desmontáveis (rebuildable), fechados com parafusos, mas mesmo assim, nada de mexer em ímãs (normalmente são colados até), o negócio é só girar o endbell 180º, sem inverter os fios.
Manutenção de motor escovado é meio trabalhosa e cheia de macetes e coisa e tal, dar passe em coletor, alinhar carvão, balancear induzido... Mas para a felicidade geral, esse tipo de motor está sendo rapidamente substituído pelos brushless, que requerem 2% da manutenção que se dá em motor escovado.

Ejukas escreveu:
Quando meu Evader caiu do Half Pipe e quebrou o motor, eu desmontei inteiro e limpei, na hora de montar novamente eu sem perceber montei o imã interno ao contrário, o que inverteu a rotação do motor. Não sei te dizer quanto ao desempenho pois eu abri o motor e mudei o imã novamente, Mas como nosso amigo já disse, inverte o imã em 180º que inverte a rotação.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 6:22 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

:oops:

Sorry Helvio!

Mas no meu caso a rotação inverteu!
Veja a ocasião!
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=22&t=5236

Duratrax Evader ST PRO (Mamba Max 5700kv)
Turnigy Accucel-6
Lipo Intellect 2S 5000 25+C
2 X NIMH 2000 Piranha

..............vrunnn

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 7:30 pm 
[Moderador]

Novamente, você não entendeu o que escrevi, leia novamente com atenção.
Inverter a posição/polaridade dos ímãs vai, naturalmente, inverter o sentido do giro. O que não quer dizer que alguém deva inverter os ímãs pra inverter o sentido da rotação. Nos ímãs não se mexe (tem gente que dava recarga nos ímãs, com equipamento apropriado, mas isso já é passado).
No mais, o provável não é que a rotação tenha se invertido por conta dos ímãs, mas sim que você simplesmente tenha montado com o endbell invertido.

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 10:02 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Sim Helvio eu entendi o que vc escreveu!

Apenas relatei o que ocorreu comigo, é muito importante a troca de experiencias que trocamos aqui no forum, meu motor era latinha (Original da Evader) e o imã se soltou. Hoje ele só ocupa espaço dentro da minha maleta.

Obrigado pelos esclarecimentos, espero que continue aprendendo para nos ajudar!

Grande abraço!

Turnigy Accucel-6
2 X NIMH 2000 Piranha

..............vrunnn

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 11:13 pm 
[Moderador]

Ok, eu entendi o seu caso.
O que eu fiquei encasquetado foi que alguém poderia entender que pra mudar o sentido da rotação teria que mexer em imã. No seu caso, você consertou um motor que estava condenado, excelente, eu faria o mesmo, hehehe.
Só pra dizer que são só uns toques pro pessoal, e quem acha que eu nunca mexi em latinha, eu mexia nos enrolamentos dos latinhas, colocava rolamento, balanceava induzido... Mas isso foi a um tempão atrás, tipo 15 anos atrás, com um chassi pancar sei lá que marca, speed mecânico estilo de acelerador de autorama... Naquela época eu tinha um GP Serpent 1/8 que ganhei do meu pai que pegou como pagamento de sei-lá-o-quê, não tinha esse lance de Byron, era comprar álcool metílico e óleo de rícino e fazer o combu (antes do Collor, já vai tempo)... Elétrico ninguém nem imaginava, e eu queria fazer aquele carrinho de fibra de vidro andar forte, então fuçava nos motores, que 540 Mabuchi eu achava em loja de componentes eletrônicos...
Depois de um tempo (tempão...), quando voltei pros RC EP, recomecei pegando os chassis e motores básicos (TA2, TA3 e por aí vai), e fucei nuns latinhas de novo e ficaram legais, fiz latinha de 7 voltas duplo até.
Mas só recomendo fuçar pra quem tem mais de um motor pra mexer e não encanar de estragar alguns pra aprender.

Ê lalá, acabou virando um passeio pela memória...

MensagemEnviado: Sex Jan 23, 2009 11:55 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

:drinks:
Estou no hobby a mais ou menos 1 ano e cada dia vejo que tem muito ainda para aprender.

Grande abraço!

Turnigy Accucel-6
2 X NIMH 2000 Piranha

..............vrunnn

MensagemEnviado: Dom Jan 25, 2009 7:28 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fabricio monaco escreveu:
NATTIS escreveu:
Nos brushed ou brushless não existe diferença física em relação a polaridade, portanto vai ter o mesmo desempenho rodando para qualquer lado. Alguns motores vem com a sinalização de polaridade, mas servem basicamente para que o timing de fábrica fique ajustado. Se o timing estiver adiantado ao inverter a polaridade ele fica atrasado.
Cuidado para não usar o reverso para andar para frente, pois o ESC manda menos corrente, não terá freio, não terá drag break, ficará tudo desconfigurado, portanto não inverta o sentido da rotação no rádio/ESC, inverta na polaridade do motor.

Nattis,

quando vc diz em inverter a polaridade do motor, vc se refere tão somente a, no momento de ligar os fios do motor ao ESC, ligá-los invertido ou vc diz em abrir o motor e inverter a polaridade interna? Valeu!!!!!

Somente os fios entre o ESC e o motor, só inverter o plug.

MensagemEnviado: Seg Jan 26, 2009 2:11 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Seguindo os passos dos amigos, fiz o teste nesse final de semana. Apenas inverti os fios do ESC ao motor. Funcionou perfeitamente igual, porém senti uma diferença no barulho produzido pela rotação. Com a inversão, notei um som mais grave, bem dizer, um pouquinho mais barulhento. Agora vou fazer o teste no carro montado. Valeu!!

MensagemEnviado: Seg Jan 26, 2009 6:42 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Com o uso o carvão irá se acostumar com o sentido contrario e vai parar de reclamar (fazer barulho).

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas