RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jun 07, 2025 6:33 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 272 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ... 19  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 2:41 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

fabil escreveu:
eu nunca ví fonte de PC com duas linhas distintas de 12v.. e no caso dessa sua as amperagens sao muito proximas, o que nao vejo motivo tecnico p/ existirem..

exceto se sua fonte for umas das antigas fontes REDUNDANTES p/ servidores, mas é dificilimo ver uma dessas dando sopa por aí..

T+

Existe e é mais comun do q vc imagina, digamos q metade dos fabricante das fontes top de linha usam mais de uma linha de 12 e outra metade não usam. (Ou até mais usam mais de uma linha)

A fonte do meu micro, uma crosair 650 watts não usa, mas a sattelite, do link abaixo, usa 3 linhas de 20.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 22-pfc-_JM

Essa huntkley usa duas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntrega-_JM

Tá, eu sei, não falei de fonte top ainda né? Então vamos para essas:

Essa thelmaltake usa 4: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... m-apfc-_JM

Essa Zalman usa 4: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88677403-_JM

Viu?

Abraços!

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 2:57 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

bom.. mas pera aí né?? fonte de 500,00 a 1600,00, fala serio.. nego comprar isso aí p/ carregar baterias de carrinho é louco..heheheheheh

mas ainda assim, continuam sendo fontes p/ aplicacoes muito especificas, só maquina hardcore ( antigamente eram servidores, mas hj muita maquina p/ gamers e videoproducao) precisam de fontes desse naipe..

T+

HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 3:00 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fabil escreveu:
bom.. mas pera aí né?? fonte de 500,00 a 1600,00, fala serio.. nego comprar isso aí p/ carregar baterias de carrinho é louco..heheheheheh

mas ainda assim, continuam sendo fontes p/ aplicacoes muito especificas, só maquina hardcore ( antigamente eram servidores, mas hj muita maquina p/ gamers e videoproducao) precisam de fontes desse naipe..

T+

Hahahah, Po colega, uma Fonte 12v 24A da Muchmore chega aqui comprando na China por quase R$500,00

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 3:07 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

hehe, não me faça procurar de novo na net...

Tem fonte de 50 reais q vem duas linhas... eu tenho uma fonte zreo de 400w reais parada aqui, então vou usar. Ainda posso ligar o cd player modulo... hehe

De qualquer forma agente gasta milhoes de reais no hobby e não gastar 100 numa fonte... eu já perdi um carregador por causa de alimentação...

Já pesquisei bem e descobri o seguinte, um linha é para o processador e outra para os perifericos (hd, placa de video...)

Agora um pequeno texo (hehe), cada um defende um tipo de fonte...

------------------------------------------

DEFENDENDO DUAS LINHAS.

As fontes que possuem apenas UMA linha de 12V possuem apenas 1 circuito de 12V para alimentar TODOS os cabos 12V.
Ou seja, processador e periféricos serão alimentados pela mesma linha de 12V.
Assim, quanto mais periférico ficarem "pendurados" na linha 12V, maior será o nível de oscilação.

Já nos modelos com 2 (ou 3) linhas de 12V, há DOIS circuitos SEPARADOS de 12V.
1 circuito alimentará seu processador, OUTRO circuito alimentará seus HD's, CD, DVD, Placa de Vídeo, etc...

As fontes com 2 linhas de 12V sào melhores, pois as oscilações passam a ser MENORES.

Um exemplo prático :

Em máquinas com overclock, a variação da linha 12V é influenciada pelo PROCESSADOR.
Quando o processador demanda mais voltagem, ele acaba causando surtos nos HD's.
Numa fonte com 2 linhas distintas, os HD's não sofrem interferência do processador.

Em máquinas com placas de vídeo mais robustas (modelos que requerem alimentação na PV), essas oscilações são mais perceptíveis ainda.

Espero ter ajudado !

DEFENDENDO UMA LINHA.

Olá, tenho que discordar de alguns pontos.

Fontes de qualidade são feitas para aguentar a amperagem indicada de forma contínua, sendo assim, não necessariamente o fato de ser uma só linha aumentar o ruído.

O esquema de duas ou mais linhas foi padrão criado pela intel para atender suas necessidades naquele momento, porém o mercado passou a creditar que padão atx mais novo = melhor. Não é neceesariamente o caso, pelos motivos abaixo.

Com a crescente demando da linha 12v pelos PCs modernos, é mais recomendavel, quando não sobra muita potência, uma linha 12v forte do que duas que se somadas equivalem àquela. Isso se da pois em um esquema de duas linhas, por exemplo, uma vai para o processador e o resto pro resto do sistema. Se voçê tem 20a na linha do cpu e o mesmo gasta 10a, então 10a são disperdiçados, e a outra linha fica pro resto do sistema, sendo que atualmente placas de vídeo potente gastam mais que os CPUs. Nesse exemplo, se a fonte tivesse 2x12 de 20a cada e 40 no total (geralmente no total é um valor menor que a soma), apenas 20a ficariam disponíveis para a VGA e o resto do sistema. Com fontes de pequena amperagem dividida em 2 linhas o problema se ascentua, pois mesmo tendo um total de amperes respeitável, sobra muito pouco para a VGA, tendo em vista o disperdício já explicado. Na verdade a maioria dos processadores usam bem menos de 10a.

Outra questão é que varios fabricantes "disfarçam" suas fontes para que elas sejam consideradas conforme os mais novos padrões ATX. Muitas fontes de alta qualidade têm na verdade uma linha 12v, porém dividida em sub linhas. Da pra descobrir estressando uma linha com o total de amperagem especificado pelo fabricante. Se a linha aguentar significa que na verdade é single rail. Nos demais casos, a fonte realmente tem mais de uma linha, sendo que cada uma só aguentará a uma parcela da amperagem total da fonte.

Quando bem distribuidas as linhas, e bem contruída, as fontes de linhas multiplas são boas, porém, não é um esquema melhor.

---------------------------------------

Só para enriquecer o forum... eu voto no segundo mas não quero entrar nessa discussão de informatica...

Abraços!

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 3:09 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

alekimura escreveu:
fabil escreveu:

T+

Hahahah, Po colega, uma Fonte 12v 24A da Muchmore chega aqui comprando na China por quase R$500,00

Exatamente onde eu queria chegar!!!! Valeu mais uma vez alekimura!!!

Abraços!

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 3:16 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

vem ká.. de onde vc tirou esse texto? pq até onde sei, processadores e a maioria dos componentes da placa mae sao alimentados pelos 5v e 3,3v que já saem estabilizados da fonte.. e no caso dos processadores a voltagem ainda é mais baixa e é retificada pela placa mae..

12v sao p/ perifericos, como alimentacao de motores de HDs, CDs, coolers etc...

só se ultimamente mudou, e a placa mae faz uso dos 12v p/ retificar e alimentar seus circuitos, é assim agora?

T+

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 3:19 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

alekimura escreveu:
fabil escreveu:

T+

ainda assim, pagar 500,00 numa fonte?? a menos que o cara seja um RC profissional e precise ficar o dia todo carregando trocentas baterias sem parar... p/ 99,9% dos usuarios uma fonte merreca de R$30,00 p/ carregar duas baterias por final de semana dá conta do recado..

mas cada um é cada um.. quem tem grana p/ rasgar, por mim que pague até 2mil numa fonte... é bom que espanta a crise financeira e faz a grana circular..heheh

T+

Venom Creeper - Aranha

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 3:35 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

fabil escreveu:
alekimura escreveu:
fabil escreveu:

T+

ainda assim, pagar 500,00 numa fonte?? a menos que o cara seja um RC profissional e precise ficar o dia todo carregando trocentas baterias sem parar... p/ 99,9% dos usuarios uma fonte merreca de R$30,00 p/ carregar duas baterias por final de semana dá conta do recado..

mas cada um é cada um.. quem tem grana p/ rasgar, por mim que pague até 2mil numa fonte... é bom que espanta a crise financeira e faz a grana circular..heheh

T+

Eu uso uma seventeam de modificada pra alimentar meus carregadores, em dia de corrida, fica o dia inteiro carregando packs =D
Se minha fonte abre o bico no meio da corrida, não adianta eu ter gasto 2~3 mil em equipamentos que eu não vou conseguir carregar as baterias kkkkkk

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 4:12 pm 
[Moderador]

Eu uso uma MeanWell S-250-12, de 18A, boa pacas, já tem um bom tempo que a tenho, já liguei 3 carregadores carregando a 5A (NiMh, R.I.P. tranqueiras!) e ela nem gemeu. Eu não lembro onde ou de quem comprei, mas foi barato, nem 100 mangos:
http://www.meanwell.com/search/S-250/default.htm
E tem umas pelo Mercado Livre, meu amigo Cristiano comprou uma do mesmo naipe, de 20A, show de bola por algo em torno de 120 pitchambas.
Eu montei esses dias duas fontes pros meus amigos da Savana (não vendo serviço só pra esclarecer ein? Fiz na brothagem, se você que está lendo for gente boa eu faço pra você também), a partir de fontes ATX baratinhas e véias, seguindo o esquema no início desse tópico. Um usa com um ICE, outro usa com um Turnigy, ficaram show de bola, dá pra usar os carregadores a plena potência sem crise.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 4:25 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

fabil escreveu:
vem ká.. de onde vc tirou esse texto? pq até onde sei, processadores e a maioria dos componentes da placa mae sao alimentados pelos 5v e 3,3v que já saem estabilizados da fonte.. e no caso dos processadores a voltagem ainda é mais baixa e é retificada pela placa mae..

12v sao p/ perifericos, como alimentacao de motores de HDs, CDs, coolers etc...

só se ultimamente mudou, e a placa mae faz uso dos 12v p/ retificar e alimentar seus circuitos, é assim agora?

T+

Esse texto foi retirado do forumpc um dos melhores no ramo.

Me desculpe mas acho q vc equivocado.

Mas não vamos entrar em detalhes se não vai se tornar um conversa chata de informatica e atrapalhar o topico ok?

Abraços!

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 5:17 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Helvio Lagares escreveu:
Eu uso uma MeanWell S-250-12, de 18A, boa pacas, já tem um bom tempo que a tenho, já liguei 3 carregadores carregando a 5A (NiMh, R.I.P. tranqueiras!) e ela nem gemeu. Eu não lembro onde ou de quem comprei, mas foi barato, nem 100 mangos:
http://www.meanwell.com/search/S-250/default.htm
E tem umas pelo Mercado Livre, meu amigo Cristiano comprou uma do mesmo naipe, de 20A, show de bola por algo em torno de 120 pitchambas.
Eu montei esses dias duas fontes pros meus amigos da Savana (não vendo serviço só pra esclarecer ein? Fiz na brothagem, se você que está lendo for gente boa eu faço pra você também), a partir de fontes ATX baratinhas e véias, seguindo o esquema no início desse tópico. Um usa com um ICE, outro usa com um Turnigy, ficaram show de bola, dá pra usar os carregadores a plena potência sem crise.

Logico! Essas fontes são boas, a minha também é barata, eu não compraria uma muchmore a não ser que tivesse alguem que vendesse aqui no Brasil...

MensagemEnviado: Sex Fev 06, 2009 6:14 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Opa, valeu pelo tutorial!

A fonte já funcionando, deixei uma 5v uma 3.3v e 3 12v, uma na v1 e duas na v2...

Depois dou um acabamento.

Tá perfeito, valeu pessoal!

Abraços!

MensagemEnviado: Ter Fev 10, 2009 12:14 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Pessoal, surgiu uma dúvida... tô com um carregador q aceita até 18v de entrada, será q consigo ligar a linha de 12 mais a linha de 3,3? Se é possivel , como?

Abraços!

MensagemEnviado: Ter Fev 10, 2009 1:01 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Acho que não pq a amperagem é diferente...

Mas pq vc quer 18V?

Alimentando 12v ou 18v vc terá a mesma amperagem que necessita...

(Ajudando o Fernando)

Campanha: poxa Johnny, compra um Brushless de uma vez tchê !!!

MensagemEnviado: Ter Fev 10, 2009 1:17 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

koruja escreveu:
Acho que não pq a amperagem é diferente...

Mas pq vc quer 18V?

Alimentando 12v ou 18v vc terá a mesma amperagem que necessita...

Na verdade as amperagens são iguais...

Na verdade ia fazer uma linha de 15,3 +ou-, elas estão aqui sobrando então... invenção mesmo... e quando fosse ligar outras coisas q testo poderia usar essa linha...

Então não tem jeito?

Criar novo tópico Responder  [ 272 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ... 19  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas